CENTRAL DE COMERCIALIZAÇÃO
Casos de sucesso de redes e centrais de negócios
Publicação reúne dez casos de sucesso de empresas que se juntaram para atuar coletivamente e ganhar competitividade.
Empresas que montaram redes ou Centrais de Negócios e conquistaram grandes resultados compartilham suas histórias nesta publicação. São casos interessantes sobre cooperação, como empreender com associativismo, aumentando o poder de barganha, entre outros benefícios.
Um exemplo de êxito é a Mix Bahia Supermercados: a rede do seu coração. A Rede Mix Bahia nasceu da vontade de um grupo supermercadista movido pela necessidade de fortalecer os pequenos e médios empresários do setor de varejo da Bahia.
Adotaram o modelo de Central de Negócios em 2007 com apenas 10 associados e 277 colaboradores. Hoje, a Rede tem 27 lojas associadas, 1.200 colaboradores e 142 pontos de venda.
Outro caso é o da Rede Print, de Porto Alegre/RS. Quando um grupo de empresários de pequenos negócios reuniu-se para formar a Rede Print, não imaginavam que chegariam tão longe. Porém, conseguiram criar um modelo de negócio inovador, com a troca de experiência entre os associados, consultorias e planejamento.
Hoje, com 10 lojas associadas distribuídas em Porto Alegre, Canoas e Novo Hamburgo e mais de 70 colaboradores, a Rede Print é uma referência do associativismo gráfico nacional.
Além das citadas acima, conheça também um pouco da história destas empresas:
- Clube da Casa: varejo da construção civil em Minas Gerais;
- Rede Costa Esmeralda: empresas do setor turístico em Santa Catarina (Bombinhas, Porto Belo e Itapema);
- Creane: rede de supermercados na Paraíba e no Rio Grande do Norte;
- Rede do Campo: comércio de produtos agropecuários em Minas Gerais;
- Suprema Supermercados: rede de supermercados no Paraná;
- Superama: rede de supermercados no Paraná;
- Sinvespar: indústrias do vestuário do Paraná;
- Rede Labforte: rede de laboratórios na Bahia.
Acesse o documento completo “Casos de sucesso de Redes e Centrais de Negócios” (em PDF)