SUSTENTABILIDADE

Certificação ambiental: uma garantia para o consumidor

Conheça os tipos de certificação ambiental e saiba como ela ajuda a sua empresa a se destacar para o consumidor perante a concorrência nesta cartilha do Sebrae.

As exigências da sociedade em relação a responsabilidade das empresas crescem a cada dia. Já não é apenas o mercado que dita as regras e padrões de produção. Os consumidores querem garantias de qualidade e transparência em relação aos processos e produtos, incluindo aí a sustentabilidade e os seus três pilares: econômico, social e ambiental. 

Para sua empresa se adequar a esse tipo de exigência, ela tem que se preparar e demonstrar aos consumidores que está comprometida com essa responsabilidade. Para ajudá-lo, o Sebrae criou a cartilha Certificação Ambiental.

A certificação ambiental surge da necessidade de atestar que a empresa possui um diferencial produtivo relacionado a uma maior qualidade ambiental. Ela é concedida a empresas que atendem a legislação ambiental em seus processos produtivos ou na prestação de um serviço, bem como cumpre com outros procedimentos ambientais colocados pelo órgão certificador. 

Na cartilha, você verá que a certificação ambiental proporciona inúmeras vantagens para a sua empresa, tais como a maior qualidade do produto ou serviço oferecido; um diferencial competitivo no mercado, bem possibilidade de acesso a novos mercados e a linhas de crédito especiais, entre outros.

Além disso, ela mostra ainda que os custos de se obter uma certificação ambiental são rapidamente compensados pela economia gerada com a ecoeficiência. 

Na publicação, você vai saber também:

  • Como obter a certificação ambiental
  • O que é a análise do ciclo de vida de um produto
  • O que é um ecoproduto
  • Quais são principais certificações ambientais e para que tipo de empresa ela é dirigida. 

O conteúdo foi útil para você?

  • Sim
  • Não

Enviado com sucesso! Agradecemos sua ajuda.


Compartilhe: