MÉTODO DE GESTÃO DE PESSOAS

Como administrar a infraestrutura da sua empresa

Guia auxilia na gestão empresarial, na administração de pessoas, edificações, móveis, equipamentos e tudo mais, permitindo um adequado funcionamento do negócio.

O Instrumento de Apoio Gerencial nº 4 trata da manutenção da infraestrutura e capacidade instalada de produção na empresa. As dicas devem ser incorporadas no dia-a-dia do empreendimento, tornando-se parte da rotina normal de funcionamento.

Administração de pessoas

Pessoas são partes fundamentais de qualquer negócio. Estejam elas dentro da empresa, gerando produtos e fornecendo serviços ou estejam fora, como fornecedores, parceiros, clientes etc. Pessoas são, portanto, a essência e a própria razão de ser de qualquer empreendimento.

Nesse sentido, administrar pessoas é uma tarefa da maior importância dentro da organização. Mantê-las com um alto nível de motivação, atuando de forma colaborativa, comprometida e profissional é um fator chave para o sucesso do negócio.

O primeiro passo é determinar exatamente o tipo de pessoas você realmente necessita em seu negócio. Estabeleça com precisão o perfil ideal desejado e coloque tudo no papel, considerando:

  • quais conhecimentos são necessários para a pessoa cumprir bem aquilo que será da responsabilidade dela na empresa;
  • quais habilidades ela deve ter para cumprir seu papel no negócio;
  • qual experiência anterior é importante para assumir o trabalho na empresa.

Administração de edificações, máquinas, equipamentos, ferramentas, móveis, etc

Todos os componentes físicos de uma empresa estão sujeitos à ação do tempo, do uso continuado, de desgaste por utilização de forma inadequada, etc. Assim, manter tudo em perfeito estado de conservação e de uso é uma atividade de grande importância no negócio ao considerarmos os seguintes aspectos, dentre outros:

  • Proporciona uma boa aparência às instalações;
  • Garante o pronto funcionamento das máquinas e equipamentos, evitando perdas de capacidade operacional;
  • Aumenta a vida útil das instalações, máquinas e equipamentos;
  • Reduz custos por paradas inesperadas ou por quebras que poderiam ser evitadas;
  • Diminui a incidência de acidentes com o pessoal.

A melhor maneira de ter todas essas questões sob controle é elaborar um detalhado plano de manutenção preventiva, que contemple todos os itens que devem ser considerados no processo, especificando o tipo de operação de manutenção a ser feita, em que período e indicando o responsável pela tarefa.

O conteúdo foi útil para você?

  • Sim
  • Não

Enviado com sucesso! Agradecemos sua ajuda.


Compartilhe: