VENDA
Como elaborar um plano de vendas
O manual orienta o empreendedor a definir suas estratégias, planejar e gerenciar as vendas e prestar um atendimento personalizado e eficaz aos clientes.
Hoje em dia, com menor diferenciação entre os produtos e maior pressão dos clientes e da concorrência, o trabalho de vendas torna-se cada vez mais difícil e complexo. Independentemente do tamanho e do ramo de atividade do negócio, é preciso ser mais profissional e criativo para ter a preferência dos compradores. Um dos aspectos mais importantes, principalmente nos negócios que atuam no varejo, é a atenção com a equipe de vendas e com o atendimento aos clientes.
As empresas brasileiras precisam de grandes vendedores, com perfil e capacidade para conquistar e manter o cliente. Ainda que hoje as vendas sejam mais técnicas e especializadas, o bom vendedor não deve perder o espírito empreendedor e desafiador.
Um planejamento sistemático e permanente contribui para o sucesso das vendas e de seu negócio na medida em que permite desenvolver instrumentos para o monitoramento das metas e quotas estabelecidas.
É importante perceber que a função de vendas tem um papel fundamental para o empresário, pois se trata do cartão de visitas da empresa. Por isso, ele deve sempre se perguntar: como está minha equipe de vendas? Ela foi bem planejada? Todos estão trabalhando para a satisfação do cliente? Será que meus vendedores sabem como o cliente gostaria de ser atendido?
Ao planejar e administrar suas vendas, sua empresa terá grandes oportunidades no mercado varejista.
Acesse a publicação e aprenda como elaborar um plano de vendas.