EXPORTAÇÃO

Como exportar serviços: características e desafios

A revolução nas comunicações e na tecnologia da informação permitiu o acesso de prestadores de serviço a outras partes do mundo.

Antigamente achava-se que não era possível exportar serviços, a não ser certos tipos de serviços profissionais, como, por exemplo, os de engenharia e consultoria. No entanto, a globalização tornou a exportação de serviços não só possível como, em alguns setores, muito fácil.

A exportação de serviços pode constituir uma boa fonte de faturamento para as empresas. Por exemplo, fabricantes de equipamentos podem obter 30% ou mais de seu faturamento de serviços pós-venda. Em alguns setores, como automobilístico, eletroeletrônico e de tecnologia da informação, os serviços pós-venda chegam a constituir quatro a cinco vezes o faturamento obtido com a venda original do equipamento.

Neste manual, conheça a resposta para as seguintes questões:

  • Quais são as caracterísitca peculiares dos serviços?
  • O que é exportação de serviços?
  • Quais são os serviços mais propícios para exportação?
  • Quais são as peculiaridades da exportação de serviços?
  • E como lidar com exportação de serviços pós-venda e serviços agregados a produtos?

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