ESTUDO DE MERCADO

Como fazer pesquisa de mercado de exportação sem gastar muito

Internacionalização de pequenos negócios: saiba como, com economia e planejamento, sua empresa pode fornecer para outros países.

Há um mito de que apenas as grandes empresas podem fazer pesquisa de mercado. A verdade é que, no mundo atual, de forte concorrência e consumidores com hábitos tão diferentes e mutáveis, é necessário conhecer bem o mercado e seus clientes/consumidores, independentemente do porte da empresa e de seu poder de investimento.

O material aqui apresentado tem como um dos objetivos ajudar pequenos negócios a entrar no mundo das exportações sem que disponham, necessariamente, de grandes somas em dinheiro. A pesquisa de mercado é o começo de tudo para alcançar esse desafio com sucesso.

Assim, o texto se propõe a apresentar alguns caminhos para pesquisar os mercados externos. Com informações sobre diversos perfis (do mercado, da concorrência, da clientela etc.), questões tarifárias e de prospecções, entre outras, esse material é um grande norte para quem pensa e precisa fazer negócios no estrangeiro.

O conteúdo foi útil para você?

  • Sim
  • Não

Enviado com sucesso! Agradecemos sua ajuda.


Compartilhe: