VANTAGEM COMPETITIVA

Como minimizar perdas comerciais no varejo

A boa gestão do estoque garante harmonia entre fornecimento de mercadorias e consumo dos clientes. Administrar essa relação é uma maneira de evitar prejuízo.

Pesquisa realizada pelo Programa de Administração do Varejo da Fundação Instituto de Administração (Provar/FIA) revela que a perda é o principal problema do varejo. Em média, as perdas das empresas brasileiras do setor somaram 1,76% da receita operacional em 2011.

Entre as razões para o prejuízo estão a quebra operacional, quando o produto encontra-se danificado ou fora do prazo de validade, e a ruptura no estoque, quando não há mais produto para ser vendido, embora haja procura por ele.

A fim de ensinar empresários do setor a superar essa dificuldade, a publicação “A gestão do estoque como vantagem competitiva” explica como reduzir o efeito da perda comercial no varejo por meio de uma boa administração do armazenamento de mercadorias.

No documento, é possível entender cada elemento do processo de gestão de estoque e aprender a utilizar o Sistema ABC, que classifica os itens armazenados de acordo com a sua importância para a gestão da empresa. A ferramenta também pode ser utilizada para outras finalidades, como definição de política de vendas, planejamento da distribuição e programação da produção.

O conteúdo foi útil para você?

  • Sim
  • Não

Enviado com sucesso! Agradecemos sua ajuda.


Compartilhe: