GESTÃO FINANCEIRA

Como planejar descontos e bonificações no seu negócio.

Material auxilia no desenvolvimento do planejamento de promoções de vendas para estimular o consumidor a adquirir determinado bem ou serviço de sua empresa.

Documento produzido pelo Sebrae oferece ao empreendedor informações básicas que proporcionem à empresa um aumento das vendas, sem prejuízos ou perda da competitividade, a partir de ferramentas (descontos, amostras, brindes, sorteios, cupons etc), que irão incentivar o cliente a consumir determinado bem ou serviço oferecido.

As promoções estimulam o consumo a partir do momento em que geram valor para o cliente.

O planejamento de promoções deve ser elaborado considerando-se os seguintes fatores:

  • Relação custo / benefício: antes de determinar qual ferramenta de promoção sua empresa irá utilizar, é preciso avaliar a relação custo / benefício de cada uma delas;
  • Mercado em que a empresa atua: a ferramenta de promoção deve ser adequada ao ramo de atividade no qual a empresa está inserida;
  • Objetivos: a ferramenta de promoção a ser utilizada deve ser estabelecida de acordo com o resultado que desejo alcançar, mesmo que todas (as ferramentas), no final das contas, tenham o mesmo propósito: o aumento das vendas;
  • Período de duração: a promoção deve ter sempre data de início e término determinados com antecedência;
  • Tema: sempre que possível deve-se criar um tema para a promoção, como forma de facilitar a comunicação com o mercado, fixando a imagem na memória do cliente;
  • Estoques: preparar os estoques, no caso de comércio e indústria, é fundamental para não se correr risco de faltas ao longo do período promocional;
  • Programação de entregas: estabelecer, com fornecedores, uma programação de entregas para o período que propicie a manutenção da ação, sem riscos de ruptura;
  • Estimativa de Vendas: defina as quantidades a serem vendidas ao longo do período promocional;
  • Comunicação com o mercado: tanto melhor será o resultado da promoção quanto mais eficaz for a comunicação com o mercado.

A ferramenta a seguir pode ser muito útil para você. Saiba mais como desenvolver todos esses pontos e experimente utilizar o modelo de tabela oferecido como exemplo. É só clicar no link abaixo.

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