PARCERIAS

Compras regulares e promoções ajudam a manter os estoques enxutos

A gestão eficiente dos produtos evita excessos ou desabastecimento. Manter uma boa parceria com os fornecedores garante o atendimento das demandas.

A administração de estoques é a mais importante atividade de gestão do custo variável em qualquer organização comercial. Seu grau de eficácia interfere fortemente no resultado final, em virtude do seu peso na composição dos custos totais da empresa.

Quanto melhor for o relacionamento entre fornecedor e empresa, melhores os ganhos para ambos, seja nas vendas rotineiras ou nas ações promocionais.

Vantagens da Ação Promocional Conjunta

Para o fornecedor:

  • Aumento da experimentação do produto ou serviço. Ocorrerá pela possibilidade de consumidores novos serem atraídos pelo produto ou serviço em promoção.
  • Incremento de vendas. Ocorrerá pela multiplicação de consumo e também pela conquista de novos consumidores.
  • Aumento de participação no mercado. Probabilidade de marcas concorrentes serem substituídas pelo produto em promoção.
  • Possibilidade de melhoria do lucro absoluto. Apesar de eventual sacrifício da margem de lucro, ocorrerá pelo incremento no volume de vendas.
  • Aumento da credibilidade junto ao empreendedor e consumidor final. Para o empreendedor, ocorrerá pela ação de parceria e seu resultado e para o consumidor final, pela associação de marcas.
  • Maior amplitude na divulgação. Quanto maior o consumo, mais o produto ou serviço será visto e conhecido.

Para o empreendedor:

  • Incremento de vendas. Ocorrerá pela multiplicação de consumo e pela conquista de novos consumidores.
  • Possibilidade de melhoria do lucro absoluto. Apesar de eventual sacrifício de margem, ocorrerá pelo incremento no volume de vendas.
  • Aumento de credibilidade junto ao fornecedor. Pelo fortalecimento da relação comercial entre as partes.
  • Fortalecimento do caixa. Ocorrerá pela maior entrada de dinheiro no período.
  • Possibilidade de vender produtos que não estão em promoção. Sem dúvida, está aqui o grande e mais nobre objetivo das promoções. Especialmente no segmento de varejo, as promoções existem para se vender, estrategicamente, produtos que não estão em promoção. Espera-se que o empreendedor aproveite o período para trabalhar de maneira inteligente a presença do cliente final em seu estabelecimento, atraindo-o para a aquisição de produtos ou serviços que não estão com suas margens de lucro sacrificadas.

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