COOPERATIVA

Cooperativa: o que é, para que serve, como funciona

Descubra a definição de cooperativa, os princípios e os ramos do cooperativismo, como funcionam as cooperativas e como são criadas.

Cooperativa é uma organização constituída por membros de determinado grupo econômico ou social que objetiva desempenhar, em benefício comum, determinada atividade. As premissas do cooperativismo são:

  • Identidade de propósitos e interesses;
  • Ação conjunta, voluntária e objetiva para coordenação de contribuição e serviços;
  • Obtenção de resultado útil e comum a todos.

A cartilha “Cooperativa — como legalizar” apresenta, ao empreendedor que demanda agilidade nas informações, o conhecimento essencial sobre o funcionamento do cooperativismo e como colocá-lo em prática.

Como um verdadeiro manual de instruções descomplicado, a cartilha instrui sobre todas as etapas que constituem o surgimento formal de uma cooperativa.

Procedimentos e organização interna, documentos necessários, tipos de cooperativas, tributos, obrigações da cooperativa e dos cooperados são explicados de maneira simples e objetiva. 

A publicação dedica, inclusive, espaço para respostas às dúvidas mais frequentes.

Quando necessário aprofundar-se, endereços de sites estão à disposição para consultas específicas sobre legislação, comunicados, instruções normativas, entre outros.

Acesse no link abaixo.

Veja também

Cooperar é um bom negócio // Cooperativa

 

 

Baixar "Cooperativa: Série Empreendimentos Coletivos" (em PDF).

O conteúdo foi útil para você?

  • Sim
  • Não

Enviado com sucesso! Agradecemos sua ajuda.


Compartilhe: