CULTURA DA COOPERAÇÃO
Conheça a cultura da cooperação e descubra como ela atua

Saiba quais são os princípios e valores da cooperação, além de entender como a competição pode ser algo benéfico no cooperativismo.
A cultura da cooperação é uma ideia nova e que se baseia em um relacionamento de interdependência entre pessoas com diferentes potencialidades, com o objetivo de alcançar um bem comum. Estabelecer uma relação de convivência e confiança, sendo assim, é fundamental.
No meio empresarial, a cooperação é pautada por uma busca de mais representatividade no mercado, de melhoria na governança da cadeia produtiva e de aumento da competitividade dos negócios envolvidos. Cooperar significa, portanto, criar um meio para alcançar um objetivo comum. E, para isso, é preciso trabalhar em conjunto.
Mas a cooperação conta ainda com outro lado: o da competição. Embora essa palavra possa ter até mesmo uma conotação que sugira algo negativo, ela é fundamental para a sobrevivência dos pequenos negócios no mercado. Assim, o que a princípio parece um contrassenso torna-se um importante meio de sobrevivência ou crescimento no ramo dos negócios, principalmente para os pequenos negócios.
A cultura da cooperação baseia-se em um relacionamento entre pessoas com diferentes potencialidades, com o objetivo de alcançar um bem comum.
Associar-se a outras organizações facilita que os empreendimentos alcancem seus objetivos, o que não seria possível se atuassem isoladamente. Em conjunto, há ampliação do acesso aos mercados, aumento do poder de compra e venda, redução de custos, entre outros.
A cooperação está cada vez mais presente nas discussões e debates de alternativas para acelerar o desenvolvimento econômico e social dos países como parte da solução para diversos problemas.
Nesse contexto, a cooperação entre as empresas tem se destacado como um meio capaz de torná-las mais competitivas. Fortalecer o poder de compras, compartilhar recursos, combinar competências, dividir o ônus de realizar pesquisas tecnológicas, partilhar riscos e custos para explorar novas oportunidades, oferecer produtos com qualidade superior e diversificada são estratégias cooperativas que têm sido utilizadas com mais frequência, anunciando novas possibilidades de atuação no mercado.
Identificar e estabelecer os princípios e valores que norteiam a conduta das pessoas que empreendem coletivamente não é tarefa fácil. É necessário muito diálogo para definir qual ética de trabalho prevalecerá, além da necessidade que gestores e funcionários envolvidos na associação a internalizem para que mudanças ocorram.
A cultura da cooperação também foi tema da série Empreendimentos Coletivos do Sebrae. Clique no botão abaixo e acesse já!