BIBLIOTECA SEBRAE
Empreendedorismo e intraempreendedorismo: a bola da vez
Artigo aborda as características do intraempreendedorismo, processo que ocorre dentro de uma empresa, independentemente do seu porte.
O empreendedorismo no Brasil ganhou espaço e passa ser visto como uma opção de carreira e uma forma de absorver os diplomados e os que por algum motivo não conseguem se colocar no mercado de trabalho.
Nesse mesmo contexto, surge a palavra intraempreendedorismo: um processo que ocorre dentro de uma empresa existente, independente de seu porte, e leva-a não somente a novos negócios, mas também a outras atividades e orientações inovadoras como o desenvolvimento de novos produtos, serviços, tecnologias, técnicas administrativas, estratégias e posturas competitivas.
Atualmente, o intraempreendedor é um dos mais importantes recursos nas empresas de alta competitividade.
Isso porque ao alcançar determinado nível de estabilidade, uma organização pode perder ou ver reduzido o seu potencial empreendedor, entendido como a capacidade de inovar através da recriação e reinvenção dos processos e técnicas que a permitem encontrar novos mercados e novos produtos.
Assim, o intraempreendorismo é indispensável para as empresas já estabelecidas, pois recria a cultura empreendedora interna.
Neste artigo, conheça:
- As características do ambiente intraempreendedor.
- As necessidades gerenciais e de lideranças para que se desenvolva o intraempreendedorismo.
- O perfil professional necessário para o intraempreendedor.
Confira.