MELHORIA NA COMPETITIVIDADE

Empresas que investem em inovação se destacam

Conheça 22 casos de sucesso de negócios de diversos portes e áreas do conhecimento, que desenvolveram e implantaram ideias inovadoras.

Investir em inovação é essencial para as empresas, independentemente do porte, manterem-se ativas e competitivas no mercado.

Vale destacar que os parceiros da cadeia produtiva precisam ter essa mesma postura para que o projeto dê certo.

O e-book Inovar é fazer. 22 casos empresariais de inovação de pequenas, médias e grandes empresas mostra que inovar é empreender e enfrentar riscos.

Esses riscos são de natureza muito distinta:

  • Riscos tecnológicos, derivados das incertezas inerentes à pesquisa, especialmente no quesito tecnológico.
  • Riscos comerciais, de quem introduz um produto novo, notadamente quando se é uma pequena empresa ainda desconhecida no mercado.
  • Riscos regulatórios, quando se desenvolve um produto que precisa ser certificado por alguma agência governamental ou atender a uma norma técnica específica
  • Riscos de encontrar adequadas e sustentáveis fontes de financiamento e de fomento para atividades de pesquisa e desenvolvimento.

Para enfrentar riscos, a publicação revela que o essencial é a capacidade de empreender. As dificuldades enfrentadas pelas empresas, o tempo necessário para ir de uma ideia até o mercado, as diversas etapas necessárias para obter resultados concretos, exigem esse tipo de determinação, em pequenos ou grandes negócios.

Não há uma forma única para gerir a inovação e ela depende do setor, das condições específicas de cada mercado, do porte da empresa, do modelo de negócio e da complexidade das parcerias envolvidas na inovação. Mas o relevante é que essa gestão da inovação não pode se circunscrever a ações isoladas ou artesanais: ela requer ferramentas, treinamento e persistência.

Nesse particular, os ensinamentos são claros: há que ter planejamento e método a fim de criar as estratégias corretas e atuar com precisão.

O conteúdo foi útil para você?

  • Sim
  • Não

Enviado com sucesso! Agradecemos sua ajuda.


Compartilhe: