CAPACITAÇÃO PARA INOVAÇÃO

Estudos e pesquisas de energia: solar fotovoltaica e eólica

Estudos realizados pelo Sebrae analisam a cadeia de valor da energia solar fotovoltaica e energia eólica no Brasil.

As cadeias de energia solar fotovoltaica e de energia eólica foram escolhidas como prioridades para atuação do Sebrae na área de Energia, em virtude do alto potencial de uso dessas fontes no Brasil.

A atuação do Sebrae tem por objetivo promover a inserção competitiva e sustentável de pequenos negócios nessas cadeias, seja como geradores de energia, fornecedores de bens ou prestadores de serviços.

Para subsidiar a sua estratégia de atuação, o Sebrae realizou os estudos em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e a Organização dos Estados Iberoamericanos (OEI).

Nos próximos anos, a energia eólica e a energia solar fotovoltaica devem crescer e se fortalecer, no Brasil e no mundo. O barateamento da tecnologia, a crescente preocupação com o meio ambiente, a abundância do recurso, e a atividade de microgeração a partir de fontes alternativas são alguns dos fatores que contribuirão para essa difusão.

Esse prognóstico, contudo, não elimina os desafios, especialmente para os pequenos negócios. Portanto, ao reunir informações sensíveis sobre os segmentos, estruturá-las, apontar tendências e traçar projeções, contribui para o fortalecimento da rede de apoio necessária ao salto quantitativo e qualitativo que se espera por parte das empresas que compõem as cadeias de valor nos próximos anos.

A atuação do Sebrae na cadeia de energia solar fotovoltaica e energia eólica é parte da sua estratégia da cadeia de valor de Energia, que compreende os segmentos de petróleo e gás, energia elétrica e biocombustíveis.

Estudo completo de energia eólica

Estudo completo de energia solar fotovoltaica

O conteúdo foi útil para você?

  • Sim
  • Não

Enviado com sucesso! Agradecemos sua ajuda.


Compartilhe: