GESTÃO DE PESSOAS

Gestão estratégica de pessoas: como gerir melhor seus colaboradores

Artigo traz uma nova visão sobre o gerenciamento de pessoas e mostra o que empresários devem levar em conta no relacionamento com os colaboradores.

Todos nós sabemos da complexidade de gerir pessoas, uma vez que vários fatores influenciam nessa relação. 

Por isso, cada vez mais a área de Gestão de Pessoas precisa aprender a se reinventar, para se tornar ainda mais estratégica na organização e, assim, criar diferenciais que valorizem a sua própria existência.

A motivação principal de sua existência diz respeito à criação de uma cultura organizacional de comprometimento e altamente motivada, que possa valorizar as pessoas, desenvolvê-las e reter os talentos da empresa. Nesse processo, a Gestão de Pessoas tem um papel estratégico de incentivar os colaboradores a inovar na realização de suas tarefas e no desempenho de suas responsabilidades, em busca de uma melhoria contínua e da satisfação dos clientes.

A atuação dessa área anda lado a lado com os objetivos estratégicos da instituição. Portanto, possui papel fundamental no planejamento e no cumprimento das metas e objetivos institucionais. Além disso, valoriza a autonomia dos colaboradores, promove e desenvolve a qualidade de vida no trabalho, ajuda a difundir a cultura da mudança, melhorando continuamente a organização do trabalho.

Recursos Humanos x Gestão de Pessoas 

A criação da noção de "recursos humanos" trouxe para as empresas uma nova forma de relacionamento com os colaboradores, os quais passaram a ser uma parte importante das instituições. Porém, a utilização do termo pode causar certa aversão, o que levou algumas empresas a mudar a nomenclatura do departamento. 

Contudo, a troca da terminologia não isenta a responsabilidade de proporcionar o reconhecimento dos funcionários. Leia o artigo “Por que gestão de pessoas e não recursos humanos?” e saiba mais sobre a nova forma de administrar pessoas. Ela é feita através da reestruturação da área responsável, já que a exigência é que as organizações sejam cada vez mais estrategistas e se adequem às novas formas sociais e aos novos significados do trabalho.

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