ESTRATÉGIA DE MERCADO
Internacionalização das micro e pequenas empresas
Aprenda na prática processos de internacionalização a partir dos quatro estudos de casos apresentados pela publicação.
As vulnerabilidades das MPEs no confronto com o mercado externo são diversas, como:
- o desconhecimento dos mercados e a diminuta capacidade de explorar as oportunidades que neles se oferecem,
- o baixo volume de produção para atender a grandes compradores,
- a falta de capacidade de competir de seus produtos (valor agregado, inovação),
- a ausência de mão de obra capacitada,
- as dificuldades de acesso ao crédito e a outros produtos financeiros, e,
- o custo-Brasil (câmbio valorizado, impostos elevados, burocracia, infraestrutura precária) que afeta os pequenos negócios mais que os grandes.
Diante dessas vulnerabilidades, o documento apresenta quatro casos sobre processos de internacionalização de micros, pequenas e médias empresas brasileiras.
O objetivo é fazer com que, a partir da experiência de outros negócios, o leitor identifique acertos e erros e aprenda a colocar a internacionalização em prática.