SUSTENTABILIDADE

O que pensam as empresas sobre sustentabilidade

Sondagem mostra a percepção dos empresários sobre assuntos relacionados a meio ambiente e desenvolvimento sustentável.

O interesse do consumidor por produtos e serviços decorrentes de práticas economicamente viáveis, socialmente justas e ambientalmente corretas cresce a cada dia em todo o mundo. Essa tendência irreversível, imposta pelo próprio mercado, ganha força também na nossa sociedade em busca de um desenvolvimento sustentável.

Consumidores exigentes e mais conscientes dos riscos gerados pelas atividades humanas, que ameaçam as condições futuras de vida no nosso planeta, dão preferência a marcas e produtos obtidos a partir de processos com menor impacto ambiental e que geram ganhos sociais e econômicos. Consequentemente, hoje, tecnologias, práticas, produtos e serviços sustentáveis são diferenciais de competitividade global.

Os pequenos negócios já vêm se posicionando em função dessa forte tendência. É o que confirma a presente sondagem, feita pelo Sebrae com 3.912 empresários em todo o Brasil. A maioria dos entrevistados avaliou o nível de conhecimentos que possui sobre o tema sustentabilidade e meio ambiente como “médio” (65%), enquanto uma minoria (2%) disse não conhecer esses temas.

Os empresários consultados, em sua maioria, realizam ações com foco na sustentabilidade, como coleta seletiva de lixo (70,2%), controle do consumo de água (80,6%) e destinação adequada de resíduos tóxicos, tais como solventes, produtos de limpeza e cartuchos de tinta (65,6%). Apesar disso, muitos ainda não têm por hábito utilizar matérias-primas ou materiais recicláveis no processo produtivo (51,7%), nem realizar captação de água da chuva e/ou reutilizar água (83,4%).

Acesse todos os resultados.

 

O conteúdo foi útil para você?

  • Sim
  • Não

Enviado com sucesso! Agradecemos sua ajuda.


Compartilhe: