APRENDIZAGEM
Pesquisa GEM revela taxa de empreendedorismo no país
Conheça os resultados do estudo realizado em 2015 no Brasil sobre os impactos sociais e econômicos dos novos negócios e de empreendimentos já estabelecidos.
A pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM) 2015, patrocinada pelo Sebrae no Brasil, revela que, em cada dez brasileiros adultos, quatro já têm uma empresa ou estão envolvidos com a criação de uma.
Em 2015, a taxa de empreendedorismo no país foi de 39,3%, o maior índice dos últimos 14 anos e quase o dobro do registrado em 2002, quando a taxa foi de 20,9%.
Esse número significa que, em 2015, 52 milhões de brasileiros com idade entre 18 e 64 anos estavam envolvidos na criação ou na manutenção de algum negócio, na condição de empreendedor em estágio inicial ou estabelecido.
A pesquisa também revela que 56% dos empreendedores que estão criando ou já abriram uma empresa identificaram uma oportunidade. Esse número sofreu uma queda em relação aos últimos três anos, cuja proporção era próxima de 70%, e voltou ao mesmo patamar de 2007, quando a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa entrou em vigor.
A pesquisa
A pesquisa GEM é parte do projeto Global Entrepreneurship Monitor, iniciado em 1999 com uma parceria entre a London Business School e o Babson College, abrangendo dez países no primeiro ano. Desde então, quase cem países se associaram ao projeto, que constitui o maior estudo em andamento sobre o empreendedorismo no mundo.
O Brasil participa desse esforço desde 2000. A pesquisa é conduzida pelo Instituto Brasileiro da Qualidade e Produtividade (IBQP) e conta com o apoio técnico e financeiro do Sebrae.
Aqui, o estudo foi realizado durante o período de setembro a novembro de 2015, e duas mil pessoas com idade de 18 a 64 anos de todas as regiões do país foram entrevistadas, além de 74 especialistas em empreendedorismo.
Os resultados da pesquisa no Brasil em 2015 estão resumidos neste documento.
Fonte: Agência Sebrae de Notícias