ACESSO AO MERCADO
Projetos culturais: como elaborar, executar e prestar contas
Cartilha reúne técnicas e procedimentos para que o empreendedor cultural possa disputar as fontes públicas e privadas de financiamento do setor.
Para concorrer aos diversos mecanismos de apoio e de financiamento à produção cultural no Brasil, o pequeno e médio produtor criativo deve apresentar o seu projeto cultural dentro dos formatos exigidos pelas diversas legislações de incentivo.
Quando se dispõe de um projeto bem elaborado, a sua aprovação pelas instituições de fomento e patrocínio torna-se mais fácil.
Uma vez aprovado e devidamente executado, o projeto cultural passará por mais uma avaliação, desta vez, a final, que é a análise e aprovação (ou rejeição) de sua prestação de contas.
Com o objetivo proporcionar uma compreensão ampla e detalhada de cada uma dessas etapas que compõem o projeto cultural, o Sebrae e o Instituto Alvorada Brasil elaboraram a cartilha Projetos culturais: como elaborar, executar e prestar contas.
A publicação, destinada especialmente àqueles que começaram a trilhar o caminho do empreendedorismo cultural, é um guia que reúne as técnicas e procedimentos necessários para disputar as fontes de financiamento disponíveis nos setores públicos e privados.
Com textos de fácil leitura e formato dinâmico e interativo, a cartilha está dividida em três partes.
- A primeira aborda todos os itens essenciais para o planejamento e a elaboração de um projeto cultural, com atenção especial à construção da planilha financeira.
- Na segunda parte, são apresentadas informações sobre os trâmites necessários para a operacionalização e a execução administrativo-financeira do projeto cultural.
- Na terceira são abordados os meios de comprovação físico-financeira do projeto cultural, ou seja, a sua prestação de contas.
A cartilha conta ainda com exemplos, dicas e exercícios para que você possa colocar o que aprendeu em prática.
O objetivo é que após a sua leitura, você esteja apto a a elaborar e executar o seu próprio projeto cultural, além de se apropriar das orientações básicas para realizar a prestação de contas dentro dos moldes exigidos pelos financiadores.
A publicação integra o projeto Economia Criativa – Série Primeiros Passos – Capacitação de Empreendedores Criativos, que tem o objetivo de fornecer conhecimentos para que os pequenos negócios que atuam na indústria criativa assimilem as várias dimensões dos projetos culturais incentivados e se habilitem para a disputa das fontes de financiamento previstas nas leis de incentivo à cultura e lastreadas pelos mecanismos de renúncia fiscal.