MELHORIA NA COMPETITIVIDADE

Quadro de modelo de negócios: para criar, recriar e inovar

Modelo de Negócios concebido de forma visual, flexível, colaborativa e sistêmica: conheça o Quadro e faça o seu.

A ferramenta chamada de Quadro de Modelo de Negócios (Business Model Canvas), criada por Alex Osterwalder e Yves Pigneur, serve para planejar e visualizar as principais funções de um negócio e suas relações.

Ao fornecer uma visão holística e flexível do modelo de negócios, o Quadro auxilia os empreendedores nos processos de criação, diferenciação e inovação, aprimorando seu modelo de negócios para conquistar mais clientes e lucros.

Quatro etapas básicas compõem o Quadro: o que, quem, como e quanto. As quatro são divididas entre nove blocos (ou funções) que devem ser preenchidos com adesivos autocolantes para facilitar o acréscimo, remoção e realocação das ideias.



É importante ressaltar que o Modelo de Negócios não é sinônimo de Plano de Negócios: a análise e reflexão sobre o Modelo possibilitam a elaboração de um Plano bem estruturado e com maior potencial de sucesso. Mudanças no Modelo de Negócios implicam automaticamente em atualizações no Plano de Negócios.

Com a ajuda do Quadro, o empreendedor cria seu Modelo de Negócios com quatro conceitos que fazem muita diferença:

  • Pensamento visual
  • Visão sistêmica
  • Cocriação
  • Simplicidade e aplicabilidade

Confira a cartilha que o Sebrae disponibiliza para conhecer em detalhes cada etapa, os diferenciais da utilização e como criar o seu próprio Quadro. Experimente-o, de forma descomplicada e intuitiva, e aumente o potencial do seu negócio.

Baixar "O Quadro de Modelo de Negócios: um caminho para criar, recriar e inovar em modelos de negócios" (em PDF).

O conteúdo foi útil para você?

  • Sim
  • Não

Enviado com sucesso! Agradecemos sua ajuda.


Compartilhe: