MODELO DE GESTÃO
Relatórios Gerenciais: base para tomadas de decisão
Relatórios Gerenciais de qualidade são de extrema importância para uma boa gestão. Saiba como elaborá-los e utilizá-los de forma simples, objetiva e eficaz.
Relatório Gerencial, de maneira geral, é um documento escrito, baseado em fatos - contendo informações relevantes para avaliação e possíveis tomadas de decisão.
De maneira geral, para a elaboração de um bom relatório gerencial, deve-se levar em consideração
- Destinatários – Deve estar claro para quem se elabora um Relatório Gerencial quem terá acesso ao mesmo;
- Objetivo – Quem elabora um Relatório Gerencial deve saber muito bem o que se espera dele – o que se deseja conseguir com a sua utilização;
- Conteúdo - Identifique e apresente o melhor possível as informações com maior potencial de utilidade para as pessoas envolvidas e interessadas;
- Forma – Deve ser a mais prática e comunicativa possível.
Uma exposição bem estruturada (tópicos, capítulos, etc.), resumida e apresentada no Índice, geralmente agrega um bom valor.
A exposição deve seguir sempre o esquema de pirâmide – o mais importante acima das explicações, justificativas, detalhes. Dados para eventuais conferências devem estar preferencialmente em anexos.
As páginas devem ser sempre numeradas e, convém também que, além do título, o Relatório Gerencial seja numerado como um documento. Isso facilitará muito qualquer referência em outro documento, o arquivamento, buscas e pesquisas, entre outras coisas.
Relatórios informatizados devem estar adequadamente formatados para impressão – tamanho de página, margens, etc.
Saiba mais acessando a publicação.