ANÁLISE DE TENDÊNCIA

Tendências do setor automotivo

Conheça os principais cenários do setor automotivo - englobando toda a cadeia produtiva - e tenha uma visão sistêmica do mercado de reparação veicular.

Esse Guia tem como objetivo permitir que o empreendedor do segmento de reparação veicular tenha um panorama integrado do mercado em que atua e utilize estas informações estratégicas para tomada de decisão que leve ao aumento do grau de inovação, da sustentabilidade e da competitividade do negócio.

Este macroambiente do setor é apresentado a partir das relações e do impacto de cada conteúdo com o segmento de reparação. Inicia-se com as três tendências internacionais consideradas disruptivas, ou seja, que quebram paradigmas, trazem transformações significativas e impõem inovações à toda cadeia.

São elas:

  • Conectividade proporcionada pela Era Digital que leva à convergência tecnológica;
  • Mobilidade inteligente sinalizando um novo perfil do consumidor;
  • Veículos autônomos planejados para trafegarem sem motorista, com combustíveis de fontes renováveis (biocombustível, etanol), ou ainda com sistemas de propulsão alternativos (elétrico, células de combustível, hidrogênio, híbridos).

Um passo para o futuro

Os possíveis impactos dessas tendências no mercado são levantados em estudos como o  da Anfavea, que faz projeções para 2034; o da Auto Alliance, que busca compreender como a cadeia automotiva está lidando com as inovações; e o da consultoria Roland Berger Strategy Consultants, que traça a evolução da engenharia automotiva.

Destas fontes de pesquisa identificamos movimentos importantes, como a entrada de novos players – Apple, Google, Microsoft, Amazon –, as demandas dos clientes por experiência digital, infotainment e segurança veicular, além da consciência ecológica da sociedade que resulta, inclusive, em regulamentações ambientais impostas às empresas de reparação veicular.

O conteúdo foi útil para você?

  • Sim
  • Não

Enviado com sucesso! Agradecemos sua ajuda.


Compartilhe: