O Brasil precisa de negócios inovadores de base tecnológica para acelerar seu desenvolvimento econômico e social. As universidades brasileiras produzem uma quantidade expressiva de conhecimentos que precisam ser aplicados para gerar inovações.
Para fazer a aproximação entre a academia e o mercado, o Sebrae criou o CATALISA ICT, uma jornada de aceleração que vai oferecer aos pesquisadores capacitação em gestão, mentorias, fomento a projetos e acesso ao universo empresarial.
Assim, será possível implementar planos e projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação que resultem na criação de negócios inovadores e na transferência de tecnologia.
O CATALISA ICT compreende uma jornada de aceleração e fomento ao pesquisador, da academia ao mercado, que inclui gates de seleção com base em critérios de mérito quanto ao potencial de inovação da proposta, em cada etapa.
Realização de 27 workshops estaduais online para mobilização das entidades dos ecossistemas de inovação
05/11/2020 – 03/12/2020
Lançamento do Edital nacional para seleção de pesquisas com potencial de inovação
25/11/2020
Inscrições no Edital nacional para seleção de pesquisas com potencial de inovação
25/11/2020 – 24/01/2021
Divulgação das pesquisas selecionadas com potencial de inovação
24/02/2021
Etapas 1 e 2
Pesquisadores (mestres/doutores e mestrandos/doutorandos).
Etapas 3 e 4
Pequenos negócios de base tecnológica e seus proprietários.
O CATALISA ICT é uma iniciativa articulada pelo Sebrae, com a parceria de entidades do ecossistema local de inovação, com o objetivo de acelerar e fomentar negócios inovadores de base tecnológica, para alavancar geração de riqueza e bem-estar para a sociedade, por meio da:
Alunos de pós-graduação, mestrandos e doutorandos de Instituições de Ciência e Tecnologia - ICT públicas e privadas brasileiras de todos os estados do Brasil, assim como os mestres e doutores, com diploma reconhecido no Brasil.
As inscrições serão feitas apenas por meio no site do CATALISA ICT, www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/catalisa/ict. Em breve lançaremos o edital de inscrição.
Não. A inscrição da pesquisa no CATALISA ICT é gratuita.
Todos os integrantes dos ecossistemas locais de inovação, potenciais parceiros do CATALISA ICT e pesquisadores interessados em se inscrever para participar da jornada de empreendedorismo tecnológico.
Os workshops online serão realizados até 03/12/2020, sendo um para cada estado, com o objetivo de mobilizar os potenciais parceiros e pesquisadores interessados em se inscrever para participar CATALISA ICT
O plano de inovação é um documento estratégico para orientar a exploração de oportunidades de inovação a partir da pesquisa de mestrado ou doutorado. Durante a capacitação da Etapa 2 – Aprender e estruturar do CATALISA ICT, os participantes serão orientados a elaborar o plano de inovação, ainda como pessoas físicas (CPF), conectado aos problemas e desafios de empresas, governos e da sociedade.
O projeto de Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação (PD&I) descreve as atividades da investigação tecnológica com início e final definidos, fundamentada em objetivos específicos e procedimentos adequados, empregando recursos humanos, materiais e financeiros, com vistas à implementação de inovações, ou seja, ao desenvolvimento e à introdução de um produto/serviço no mercado. O projeto de PD&I deve viabilizar, por meio de uma empresa (CNPJ) - seja do proponente, seja da empresa para qual transferiu sua tecnologia, a construção de protótipo, unidade-piloto, cabeça de série ou lote piloto, resultantes da Pesquisa e Desenvolvimento, e a realização de testes para inserção do produto/serviço no mercado.
Os direitos relativos à propriedade intelectual resultantes da execução de cada projeto no CATALISA ICT deverão seguir a legislação vigente, a política e as normativas de cada Instituição de Ciência e Tecnologia – ICT, na qual a pesquisa foi originada.
Os planos de inovação serão apoiados por meio de bolsa concedida ao pesquisador que apresentou a pesquisa selecionada, bolsa auxiliar e recursos de custeio.