this is an h1

this is an h2

Pular para o conteúdo principal
Thu Aug 12 09:32:00 BRT 2021
Empreendedorismo | ATITUDE EMPREENDEDORA
Aline lançou um marketplace de pet shops que cresceu 400% em 2020

Com apoio do Sebrae, o aplicativo também ampliou o número de usuários, de prestadores de serviço e aumentou o faturamento em seis vezes nos últimos anos

· 12/08/2021 · Atualizado em 12/08/2021

"O Sebrae dá um bom norte. É um local onde o empreendedor encontra profissionais de excelente qualidade que vão assessorá-lo para superar qualquer dificuldade que ele vier a ter. É o melhor amigo do empreendedor."

Manter sua cachorrinha Petra sempre de banho tomado era uma grande dificuldade na rotina corrida da pesquisadora e doutora em química Aline Lefol. Sendo gerente de duas áreas tecnológicas de um centro avançado de pesquisa, ela só tinha tempo para levar a cadela ao pet shop nos fins de semana. Por isso, sempre encontrava filas e alta lotação. Por causa do trabalho, ela morou em diversas grandes cidades e a situação que encontrou em cada uma delas foi a mesma.

"Em Salvador, além de todas as dificuldades, passei por uma frustração, porque a Petra voltou com uma queimadura na cabeça."

Quando o serviço de transporte por aplicativo chegou ao Brasil, Aline diz que achou fantástico e teve uma ideia de negócio: criar um marketplace de pet shops, em que as pessoas pudessem realizar agendamentos de serviços e comprar produtos online. Além disso, o app poderia disponibilizar serviços domiciliares, aumentando a praticidade para os tutores e diminuindo o estresse dos animais.

Para tirar a ideia do papel, contratou uma empresa para desenvolver o aplicativo e implementou o serviço, numa fase de teste, no condomínio onde morava em Salvador em 2018.

"Foi dando muito certo, e as pessoas foram contratando cada vez mais. Mas, como continuava trabalhando, passei por dois burnouts [distúrbio psíquico causado pela exaustão extrema]. Eu estava muito bem-sucedida, mas infeliz. Então tomei coragem de pedir demissão do emprego que eu tinha como gerente e me mudei para São Paulo para implementar o Lilu, que lancei oficialmente."

Assim que se mudou para a capital paulista, uma das primeiras coisas que fez, em 2019, foi procurar o Sebrae, em busca de apoio para sua empresa. O programa Pet Shop, voltado para empresários do setor, marcou o início da parceria que dura até hoje. Aline também foi selecionada e acabou sendo a campeã da edição de 2019 do programa Startup SP. Além disso, participou do Capital Empreendedor, voltado para a captação de investidores em startups.

"Os programas do Sebrae me ajudaram muito na validação do meu modelo de negócio e nos prepararam para esse mercado. A partir daí, participamos de três reality shows de startup e saímos deles com investidores. Deu pra gente uma ótima visibilidade."

A empresária destaca, ainda, que o Sebrae também a ajuda com networking e com o acesso a mentores, os quais ela consulta sempre que precisa. 

"O Sebrae é uma solução completa. Conecta a gente com profissionais das mais diversas áreas: jurídica, marketing, tecnologia etc. É indescritível o quanto o Sebrae colabora para o sucesso das startups."

A Lilu certamente é um desses casos de sucesso. De acordo com Aline, nos últimos anos, a empresa aumentou o faturamento em seis vezes, com crescimento também no número de usuários e de prestadores de serviço cadastrados.

"Na pandemia, cresceu bastante. Houve uma mudança na cultura de consumo, as pessoas ficaram mais abertas ao uso da tecnologia e à recepção de clientes em casa. É nítido o aumento da taxa de crescimento."

Somente em 2020, segundo a empresária, a startup teve um crescimento de 400%, e 5 mil pessoas já usaram os serviços. Hoje, a empresa tem 15 colaboradores, e a expectativa é quadruplicar esse número até o fim do ano.

"Os próximos passos são dominar o mercado de São Paulo, preparar a empresa para receber um volume grande de pedidos, com o uso de tecnologia, e nos preparar para entrar em outras capitais do país."

Site: www.lilu.pet

Instagram: @lilu.app

Região Norte

Região Nordeste

Região Centro-oeste

Região Sul 

Região Sudeste


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de formar online e gratuita.

Acesse agora