this is an h1

this is an h2

Pular para o conteúdo principal
Thu Jul 29 10:31:09 BRT 2021
Empreendedorismo | ATITUDE EMPREENDEDORA
Ana criou startup que salva milhões de litros de água da poluição

A empreendedora conta como o Sebrae foi importante para acelerar o seu negócio de impacto, que preserva o meio ambiente e beneficia mulheres de Campo Grande

· 29/07/2021 · Atualizado em 29/07/2021

"O Sebrae tem uma participação extremamente significativa nas minhas empresas. Foi muito importante porque teve o foco tanto na prática quanto na teoria."

A preservação do meio ambiente sempre esteve entre as principais preocupações e interesses de Ana Cristina Franzoloso. Por isso, quando se formou em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, em 1993, escreveu uma monografia sobre desenvolvimento sustentável.

Desde então, o tema sempre esteve presente em sua trajetória profissional. Com sua empresa AC Festas, de organização de eventos corporativos e sociais, realizou eventos relacionados ao meio ambiente e à sustentabilidade.

Ao longo de sua caminhada, passou a fazer parte de um grupo de mulheres de negócios, BPW Brasil (Federação das Associações de Mulheres de Negócios e Profissionais), voltado para o fomento do empreendedorismo feminino. Depois, acabou se tornando coordenadora de meio ambiente.

Em 2018, Ana Cristina foi convidada pela presidente da entidade a apresentar, no evento anual da associação, um projeto sobre meio ambiente. Ela, então, decidiu trabalhar com o tema da preservação da água por meio do descarte adequado e da reciclagem do óleo de cozinha. A escolha ocorreu porque cada litro de óleo descartado de forma incorreta polui 25 mil litros de água. Assim, a empreendedora começou a promover, em diversos bairros de Campo Grande (MS), oficinas de formação de ecoempreendedoras, ensinando-as a reciclar o óleo de cozinha transformando-o em sabão líquido.

O projeto foi um sucesso, e, naquele mesmo ano, Ana teve outra grande oportunidade para se estruturar e crescer ainda mais. Em dezembro de 2018, em Campo Grande, foi aberto o edital Sebrae Negócios de Impacto, no qual Ana Cristina foi selecionada. Assim nasceu, em janeiro de 2019, a Du'Bem, uma startup de produtos sustentáveis e descarte correto de óleo.

"Nosso propósito é fomentar o empreendedorismo sustentável através de oportunidades, geração de renda e preservação da água."

Os laços com o Sebrae foram se fortalecendo, e as portas se abrindo cada vez mais por meio da participação nos programas e do acesso aos produtos oferecidos. No Living Lab MS, um projeto do Sebrae MS de fomento à inovação e às startups, a Du'Bem ganhou um novo impulso após participar de outro edital.

"Fui convidada para uma seleção para nos tornarmos Early. Ganhei a seleção e me tornei Early, passei todo o ano de 2019 sendo acelerada."

No fim do ano, o resultado positivo: ao todo, 458 mulheres participaram das oficinas, ganhando a possibilidade de melhorar sua renda, e foram coletados mais de 3,4 mil litros de óleo, evitando a poluição de 85 milhões de litros de água.

Desde então, a startup vem aumentando suas ações, produtos e atividades. Em 2020, com uma sócia-investidora, Ana Cristina lançou a Limh - Limpeza Sustentável, com o objetivo de produzir, em escala, sabão ecológico e sustentável produzido por meio do óleo usado coletado pela Du'Bem, que também foi remodelada.

"A partir do momento que nasceu a Limh, a Du'Bem bem deixou de ser Du'Bem - Produtos Sustentáveis e passou a ser Du’Bem - Cursos, produtos e serviços sustentáveis. E o Sebrae participou de perto de todo esse processo."

E a Du'Bem cumpre bem o seu papel de promover ações e atividades relacionadas à sustentabilidade. Em 2020, deu início ao Drive Thru da Reciclagem, no qual os moradores da cidade podem levar de carro os resíduos sólidos, como lixo reciclável, e líquidos, como o óleo usado. Nas três edições realizadas desde então, uma delas em 2021, foram mais de 12,5 toneladas de resíduos coletados.

Em 2021, foi a vez de a Limh ser aprovada no processo de seleção do Sebrae Negócios de Impacto. Outra novidade deste ano foi o lançamento da Du'Bem Pet, uma linha de produtos sustentáveis para animais de estimação.

Instagram: nedubem_sustentavel

Região Norte

Região Nordeste

Região Centro-oeste

Região Sul 

Região Sudeste


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de formar online e gratuita.

Acesse agora