this is an h1

this is an h2

Pular para o conteúdo principal
Tue Jun 01 17:28:19 BRT 2021
Empreendedorismo | ATITUDE EMPREENDEDORA
Com apoio do Sebrae, Viviane quintuplicou a estrutura de sua pousada

Durante a pandemia, um empréstimo ajudou a empresa a manter a saúde financeira durante os momentos que não pôde funcionar

· 01/06/2021 · Atualizado em 01/06/2021

“O Sebrae nos fornece ferramentas para que a gente possa fazer descobertas. Quanto mais a gente compartilha, quanto mais parcerias a gente faz, melhor para todas. Aprendi a ver os outros empresários como parceiros e não como concorrentes.”

A turismóloga Viviane Barbosa diz que sempre foi inquieta. Esse foi um motivo que a levou a fazer faculdade de turismo em Belo Horizonte (MG). Ela já sabia que sua região na zona rural de Governador Valadares (MG) tinha um potencial enorme a ser desenvolvido.

Depois de morar seis meses na Suíça, essa convicção se tornou ainda mais forte, porque, no país europeu, ela viu que eles transformavam as coisas mais banais em atrações turísticas.

Assim que se formou em Belo Horizonte, voltou para sua região e começou a trabalhar em uma agência com turismo pedagógico, principalmente com crianças e adolescentes.

“Levava as crianças para aterro sanitário. Saía com dois ônibus por dia. Às vezes, íamos a farmácias verdes. Até que, em 1997, surgiu a oportunidade de o meu pai comprar um terreno perto do Pico de Ibituruna. Pensei que ele estava doido, porque não tinha pasto e a estrada era horrível, não tinha nada perto.”

Apesar da pouca estrutura, Viviane teve a ideia de transformar o local num ponto de visitação turística. Começou levando crianças, com atividades que variavam entre brincadeiras e palestras sobre meio ambiente.

Em 2006, o local já estava pronto para se transformar em um negócio. Assim, a empresária inaugurou a Pousada Vale Silvestre. 

“Começou com quatro chalés. Aos poucos fomos construindo. Trabalhamos com turismo pedagógico, eventos, casamentos. Temos estrada boa, tem empresa de ônibus que sobe a serra, micro-ônibus. Tudo foi mudando nesses anos.”

Viviane destaca que o Sebrae foi um parceiro importante na trajetória de crescimento do empreendimento. 

“Fiz muitos cursos no Sebrae: de gestão em hotelaria, gestão de agentes de viagem. Participo do Minas Recebe, em BH [Belo Horizonte]. Temos muitas parcerias, sou fã de carteirinha.”

A empreendedora diz que se sente grata por todo o conhecimento e apoio que encontra no Sebrae.

“Converso com muitos consultores, então, toda vez que vou fazer alguma mudança, procuro o Sebrae. Sempre aprendemos mais. Além dos cursos, eles nos abrem portas de relacionamento com outras empresas que se tornam parceiras, um ajuda o outro. A gente aprende com as experiências e dificuldades de outros empresários.”

A parceria ajudou o negócio a crescer, e o número de quartos quase quintuplicou. Hoje, são 19 acomodações e 100 leitos. Com a chegada da pandemia, o funcionamento foi reduzido e concentrado no fim de semana: de sexta a domingo. O perfil do público tornou-se mais familiar, em busca prioritariamente de lazer.

Outra solução encontrada por Viviane para lidar bem com os novos tempos de pandemia foi buscar um empréstimo na Caixa Econômica Federal para compensar as perdas que as restrições ao funcionamento causaram no faturamento da empresa. A empresária diz que a ajudaram para a rápida liberação do dinheiro pelo fato de ela já ter os documentos todos preparados e cursado o Empretec.

Ela diz que o foco agora é criar novos atrativos para a pousada e novas formas de atendimento diferenciado. Ela pretende implementar atividades para que os hóspedes possam usufruir sem necessidade de monitoramento, além de investir mais no pesque e pague que ela já inaugurou no local.

“E rever os custos para baratear as tarifas e aumentar a demanda.”

Site: www.valesilvestre.com.br

Região Norte

Região Nordeste

Região Centro-oeste

Região Sul

Região Sudeste

Região Norte

Região Nordeste

Região Centro-oeste

Região Sul 

Região Sudeste


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

Conteúdo relacionado