this is an h1

this is an h2

Pular para o conteúdo principal
Thu Jul 29 11:18:18 BRT 2021
Empreendedorismo | ATITUDE EMPREENDEDORA
Gustavo co-fundou app de gestão de home office que tem 4 mil adesões

O produto desenvolvido pela startup ajuda empresas a cuidar da rotina e do bom funcionamento do trabalho remoto, híbrido ou presencial

· 29/07/2021 · Atualizado em 29/07/2021

"Eu basicamente não sabia como funcionava uma startup de fato, antes de participar do programa Startup SP, do Sebrae. Ajudou a fazer um diagnóstico na empresa e abriu portas para grandes clientes".

Gustavo Chamma ainda cursava a faculdade de Comunicação Social em São Paulo (SP) quando se tornou sócio de sua primeira empresa, aos 18 anos de idade, em 2011. 

"Minha jornada é longa, desde pequeno sempre quis ser empreendedor."

Tudo começou no emprego de vendedor numa franquia de loja de móveis. Seu desempenho foi tão bom que foi convidado a fazer parte da sociedade. Depois, em 2014, Gustavo abriu a EQZ Riquezas da Amazônia, que se tornou uma rede de lojas de tecidos orgânicos reciclados e outros produtos da região amazônica.

Hoje, ele olha para trás e vê esse período de forma positiva em sua formação como empresário. Todas essas experiências representaram um acúmulo de aprendizados muito importantes para uma nova fase que começaria em sua jornada empreendedora.

Seu projeto seguinte foi mais ousado e o desafiou a aprimorar algumas de suas qualidades, entre elas a predisposição para a inovação. Foi assim que, em 2017, abriu a Synco, uma startup de internet das coisas, isto é, que realizava a interconexão digital de objetos cotidianos com a internet.

Para levar adiante um negócio tão desafiador, decidiu procurar o Sebrae, por meio do qual ingressou no programa Startup SP, voltado justamente para startups digitais e focado em questões de mercado. Gustavo diz que era justamente disso que a Synco precisava.

"O Sebrae nos ajudou a focar no mercado B2B [mercado de compra e venda entre empresas] e também na validação do nosso produto nesse mercado."

Gustavo também passou por uma intensa capacitação, com cursos e mentorias do Sebrae que fizeram toda a diferença na maneira como passou a encarar seu modelo de negócio.

"Eu basicamente não sabia como funcionava uma startup de fato antes de participar do programa Startup SP. O programa ajudou a fazer um diagnóstico da Synco, para ver em que fase de maturidade ela estava. Além disso, abriu portas para grandes clientes."

Durante outro processo de aceleração, Gustavo se aproximou dos fundadores de uma empresa de consultoria em inovação e design, que conheceram o seu trabalho com a Synco e o convidaram, em 2020, para ser cofundador e CEO de outra startup, a Where.

A Where é um aplicativo de gerenciamento de espaços de trabalho de empresas que adotam o regime de home office, seja de forma completa ou híbrida. O projeto foi desenvolvido após a chegada das mudanças sociais impostas pela pandemia de covid-19.

"Acompanha se a pessoa está em home office ou não por meio do check-in que ela faz. Também acompanha o nível de bem-estar do funcionário, se o espaço dele está adequado, se a internet está satisfatória. E a empresa tem um raio x com todos os dados, podendo verificar se o funcionário tem condição de trabalhar em home office."

Gustavo assumiu então a operação da Where em setembro de 2020, mesmo mês em que o aplicativo foi lançado comercialmente. De acordo com o empreendedor, o app foi bem recebido e já ganhou a adesão de pequenas e grandes empresas.

"A gente aumentou 30% do início do ano para cá. Nossa expectativa é dobrar o número de clientes até o fim do ano e chegar a 10 mil, hoje são 4 mil. Queremos que a Where seja o gestor preferencial de todos os espaços de trabalho, como escritório, home office, salas compartilhadas, cafeteria, coworking."

A meta agora, segundo ele, é aumentar a capilaridade do uso do aplicativo no Brasil e escalar o negócio. 

"Estamos fazendo uma nova captação de investimento, em negociação com alguns fundos, e esse é o nosso próximo grande passo com a empresa."

Facebook: appwhere.io

Região Norte

Região Nordeste

Região Centro-oeste

Região Sul 

Região Sudeste


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de formar online e gratuita.

Acesse agora