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Thu Aug 12 09:56:29 BRT 2021
Empreendedorismo | ATITUDE EMPREENDEDORA
Mateus criou uma startup de dados que cresceu 10 vezes em 2020

O negócio auxilia outras empresas a escolher onde abrir suas unidades e conhecer o perfil de seus futuros consumidores

· 12/08/2021 · Atualizado em 12/08/2021

"Quando você começa, tem uma visão limitada em áreas que não são muito intuitivas, como gestão. Então o Sebrae é muito importante para ajudar na consolidação da empresa, estruturar os processos. E, para empresas mais maduras, ajuda com conhecimento, cursos, eventos e networking."

Assim que se formou em Geografia, Mateus Felini começou a trabalhar como consultor ambiental em Maringá (PR). Durante o trabalho, percebeu que era muito comum que os seus clientes, em sua maioria empresários, perguntassem sobre lugares ideais para abrir novas empresas, filiais ou novas unidades. Como não era uma análise rápida e simples de fazer, Mateus enxergou, nesse tipo de consultoria, uma oportunidade de negócio.

Após se informar mais sobre o assunto e planejar como seria seu modelo de negócios, decidiu que, além de analisar e sugerir os melhores pontos geográficos para montar as empresas, também apresentaria informações sobre os potenciais clientes, ou seja, quem poderiam ser os futuros consumidores das empresas que procurassem o seu serviço. Com tudo definido, em dezembro de 2018, aos 21 anos, abriu a Siga Geomarketing, que recentemente mudou de nome para Datlo.

"É uma plataforma de dados com base de dados de vários órgãos, como Receita Federal, IBGE, Banco Central, etc. Dispomos esses dados na plataforma, e os clientes conseguem cruzar com os dados da operação deles. E isso mostra o potencial e o quanto a empresa está aproveitando esse potencial."

Depois de estruturar a startup, o passo seguinte foi procurar uma aceleradora para potencializar o crescimento da empresa. Foi assim que Mateus chegou à EVOA, uma aceleradora apoiada pelo Sebrae. O empresário destaca que, durante a aceleração, contou com consultorias que foram importantes para modelar e aprimorar as áreas comercial, jurídica e a gestão de modo geral.

"Também ajudou com novos e grandes clientes como bancos. E o Sebrae nos ajudou e nos ajuda muito também com mídia e divulgação."

Mateus estima que, desde o início da aceleração e da parceria com o Sebrae, a empresa tenha crescido mais de cem vezes.

"Quase não faturávamos. Só no último ano, crescemos dez vezes".

Um dos motivos do expressivo crescimento em 2020 foi a mudança na forma de a empresa se relacionar com os clientes devido às medidas de isolamento social que precisaram ser adotadas com a chegada da pandemia. Assim veio a digitalização de alguns processos, como a realização de reuniões online. 

"Antes, a gente viajava para apresentar a empresa e os serviços, hoje é natural fazer por vídeo. Então escalou, conseguimos fazer mais."

A meta agora é crescer ainda mais e aumentar o número de clientes. 

"A gente pretende ter um crescimento bem agressivo nos próximos meses, crescer mais cinco vezes no próximo semestre, recebendo investimentos e investindo em equipe para melhoria do produto, da equipe, do comercial e da comunicação."

Site: datlo.com

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