this is an h1

this is an h2

Pular para o conteúdo principal
Wed Sep 01 12:16:55 BRT 2021
Empreendedorismo | ATITUDE EMPREENDEDORA
Um grupo de artesãs que muda a realidade de sua comunidade ribeirinha

O Teçume da Floresta é formado por mulheres que transformam fibra vegetal nas mais variadas peças de artesanato e ajuda no desenvolvimento da região

· 13/04/2021 · Atualizado em 01/09/2021

Foi do encontro de mulheres que passaram a se reunir para transformar a fibra do cipó ambé, tititica, palhas de babaçu, tucumã e buriti nas mais variadas peças de artesanato que nasceu o grupo Teçume da Floresta. Já são mais de três décadas de tradição, tendo como cenário as margens do Rio Tupana, na cidade de Careiro Castanho, no interior do Amazonas.

Enquanto seus maridos se dedicavam, na maioria dos casos, à pesca ou à extração de castanha-do-pará, as mulheres começaram a se encontrar para trançar juntas as fibras vegetais, fazendo assim o Teçume, nome como o artesanato é chamado na região. A partir de 2015, elas estavam mais do que convencidas de que, fortalecendo, organizando e oficializando o grupo, elas teriam muito mais capacidade e oportunidades para crescer juntas do que separadas. Assim, começaram a vender suas peças com a marca Teçume da Floresta.

Bolsas, vasos decorativos, luminárias, cofos, cestos de usos variados, biojoias e outras bijuterias, brinquedos, peças religiosas, panelas, balaios e moringas são apenas algumas das variedades de produtos que elas começaram a vender.

Maria Alexandre dos Santos é uma das artesãs. Antes de se integrar ao grupo, vendia suas peças no mercado central da cidade, mas não hesitou em aceitar o convite para fazer parte daquele negócio que surgia. No Teçume da Floresta, Maria se aprimorou como artesã, aprendendo a trabalhar com novos tipos de cipós e a criar diversas peças.

Foi convivendo com as mulheres teçumeiras que o filho da artesã, Marcos Alexandre dos Santos, apesar de ser homem, também acabou entrando para o grupo com a missão de cuidar de uma parte muito importante e estratégica: a gestão, o comercial e o marketing. O que o fez querer fazer parte do projeto foi a possibilidade de poder melhorar a divulgação dos produtos. Isso porque ele havia identificado esse como um dos pontos fracos a serem aprimorados.

A partir daquele momento, ele tinha diante de si um grande desafio e, pensando em como poderia ajudar o grupo de sua comunidade, lembrou-se do Sebrae, de que já havia ouvido falar. Marcos diz que, ao chegar lá, imediatamente percebeu que a parceria seria produtiva.

“No primeiro contato com o Sebrae, vimos que é um órgão muito competente para levar à frente qualquer negócio, basta você ter força de vontade. São pessoas muito prestativas. Então comecei a me especializar, fiz curso de gestão comercial, porque vi que é uma oportunidade muito boa tanto para nós quanto para toda a comunidade."

Marcos começou uma série de diversos cursos, entre eles um de gerenciamento de mídias sociais, que pôde colocar em prática imediatamente. O resultado dessa parceria com o Sebrae foi a formalização do grupo como empresa, a profissionalização, uma transformação na divulgação e no marketing dos produtos, gerando o crescimento de cerca de 80% em relação ao início da produção em grupo.

“Tem muitas ferramentas no Sebrae que nos enriquecem. Foi isso que me motivou a procurar, a estar lado a lado com o Sebrae. Nós aplicamos os conhecimentos de mídias sociais e digitais, de técnica de fotografia de celular, de gestão. Realmente o apoio do Sebrae foi muito bom. Como trabalhamos com e-commerce há um tempo, nem na pandemia tivemos dificuldade com as vendas, que só aumentaram."

Atualmente, um total de 12 pessoas integram o Teçume da Floresta, mas a atuação do grupo impacta, inspira e ajuda muitos outros artesãos e teçumeiros da região. Por isso, Marcos diz que há sempre a disposição de aumentar ainda mais o grupo e fazer a diferença na vida dos moradores que vivem na comunidade ribeirinha. O interesse de outros artesãos aumentou, sobretudo, depois da pandemia. E, segundo ele, ajudar essas pessoas em um momento tão difícil é um dos principais objetivos do negócio.

Instagram: tecumedafloresta

Região Norte

Região Nordeste

Região Centro-oeste

Região Sul

Região Sudeste


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

Conteúdo relacionado

Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de formar online e gratuira.

Acesse agora