this is an h1

this is an h2

Fri May 13 17:22:34 BRT 2022
Empreendedorismo | ATITUDE EMPREENDEDORA
A empresa de revestimentos de Rafael dobra o faturamento a cada ano

O negócio já se destaca na região metropolitana de Salvador, mas o empresário pretende dominar todo o mercado baiano no segmento

· 05/05/2022 · Atualizado em 13/05/2022

“O Sebrae é importante para o empreendedor que está começando e que falha no feijão com arroz do dia a dia, não tendo disciplina nos controles e estabelecimento de padrões. O Sebrae ajuda muito nesse sentido, ensinando a importância da organização.”

Graduado em engenharia civil, Rafael Sobral Teixeira trabalhou, a partir de 2011, por quase nove anos na empresa de revestimentos de sua família em Salvador (BA). Porém, nos últimos três anos de sua atuação, percebeu que havia melhorias que poderiam ser feitas no negócio. Sentiu-se desconfortável na empresa por não ter suas sugestões ouvidas e avaliadas.

Essa situação o encorajou então a pensar em abrir seu próprio negócio no mesmo ramo. Assim, em parceria com um sócio, inaugurou em 2020 a RTEC - Tecnologia em Revestimentos.

“Vimos que é um mercado pouco maduro e que, com investimentos relativamente baixos em engenharia, poderíamos fazer a diferença.”

Rafael afirma que o negócio deu certo e que houve uma evolução no gerenciamento dos processos depois que ele e o sócio foram convidados pelo Sebrae a participar do programa ALI (Agente Local de Inovação) em 2021.

“Essa experiência abriu muito a nossa cabeça sobre a importância de criarmos um passo a passo para o desenvolvimento mais consistente de processos e produtos. Aprendemos a testar uma inovação, sem grande investimento de capital, realizar prototipagem, fazer questionários com clientes para saber se a ideia está suficientemente madura para ser implementada.”

Ao aplicar a aprendizagem na prática de seu negócio, Rafael diz que reduziu perdas e retrabalho no processo de fabricação de painéis de alumínio para fachadas.

“Criamos uma filosofia na empresa de planejar antes de executar, testar antes de lançar uma ideia, criar etapas, criar modelos. Isso foi muito importante. Antes tínhamos retrabalho em 6 a 8% dos produtos, e reduzimos para 0,5%.”

Os bons resultados renderam um convite para apresentar sua experiência de sucesso para as próximas turmas do programa ALI.

O empreendedor e o sócio também fizeram o Empretec, e Rafael diz que a experiência foi incrível. Ele destaca que o que aprendeu faz parte tanto da sua vida presente quanto do planejamento para o futuro.

“Aplico até hoje, tenho planejamento de vida e carreira até 2043. Aprendi muitas coisas que todo o empreendedor deve ter em mente, ligadas ao comportamento, como ter uma relação mais genuína com os clientes e com os fornecedores.”

Toda essa experiência com o Sebrae, segundo ele, impactou positivamente os resultados da empresa. “No primeiro trimestre de 2022, faturamos mais do que nos outros trimestres somados e mais que em todo o ano de 2020. Neste atual trimestre, já vamos faturar mais do que em todo 2021.”

E é nesse ritmo que o negócio tem conseguido se destacar no mercado de toda a região metropolitana de Salvador. Mas o empresário ainda não está satisfeito e já vislumbra conquistas ainda maiores. “Queremos dominar todo o mercado baiano. Há grandes empresas de outros estados que atuam aqui, e nós já estamos ganhando delas. Queremos consolidar nossa empresa e expandir nosso raio de atuação para outros estados também.”

Site: RTEC Tecnologia em revestimentos

Instagram: @rtecrevestimentos

Região Norte

Região Nordeste

Região Centro-oeste

Região Sul

Região Sudeste


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora