this is an h1

this is an h2

Pular para o conteúdo principal
Thu Sep 30 15:59:14 BRT 2021
Empreendedorismo | ATITUDE EMPREENDEDORA
Amanda lançou uma marca de chocolates que cresceu 300% em um ano

A empreendedora considera que o programa Sebrae Delas foi fundamental para realizar a inserção digital do negócio e, assim, crescer mesmo durante a pandemia.

· 05/07/2021 · Atualizado em 05/07/2021


“O Sebrae dá todo um apoio de ferramentas e conhecimentos técnicos sobre os negócios. O programa Sebrae Delas é essencial para fazer o empreendedorismo feminino crescer no estado, e foi um grande diferencial pra mim. É um apoio para gerir o negócio como um todo, além de fomentar uma rede de contatos muito rica.”

Há 15 anos trabalhando no mercado de design gráfico, sendo 11 deles em uma indústria de Florianópolis (SC), Amanda Magalhães não se sentia plenamente realizada. Seu sonho era empreender.

Quando seu filho nasceu, a vontade de ter o próprio negócio cresceu ainda mais, e ela começou a repensar seriamente sua vida profissional. 

“Fiquei me questionando. Eu queria novos desafios, fazer algo diferente, além de ter uma flexibilidade maior, não ficar o dia todo no escritório e ver o meu filho só à noite.”

Foi então que ela tomou coragem e pediu demissão do emprego. A partir daí, começou a estudar o mercado de chocolate, pelo qual tinha interesse, já que via sua mãe produzir em casa. Após um ano estudando e fazendo cursos, aprendeu a fabricar o produto a partir da amêndoa seca e fermentada do cacau.

Outro passo importante que deu no processo de abertura de sua empresa foi procurar o apoio do Sebrae e começar a participar do Sebrae Delas, uma iniciativa voltada ao fomento e desenvolvimento do empreendedorismo feminino.

“Participei da primeira turma. Ajudou muito a estruturar a empresa, fazer um plano de negócios, criar a marca. E me ajudou também a adequar minha rotina corrida. Esse contato com um grupo grande de mulheres foi muito importante para aquele meu momento de mudança de carreira. Encontrei várias que estavam passando pelo mesmo que eu, e isso me fortaleceu bastante.”

Em fevereiro de 2020, Amanda também cursou o Empretec Delas, uma turma do Empretec especial para mulheres. 

“Foi essencial, porque eu estava desenvolvendo meu comportamento empreendedor, então cheguei com todo o gás.”

Com toda essa bagagem de novos conhecimentos, sentiu que estava pronta e pôde então lançar a sua marca, a Toré Chocolates, no início de 2020. Ela recorda que logo em seguida chegou a pandemia, e os encontros do Sebrae Delas passaram a ser virtuais. 

“Então, a cada 15 dias, eu ia aplicando e atualizando os processos da minha empresa, de acordo com esse novo momento.”

Segundo a empresária, a pandemia também alterou algumas de suas metas e alguns planos. Inicialmente, ela havia pensado o site da marca de forma mais institucional, mas decidiu transformá-lo em uma loja virtual e direcionar suas vendas para o ambiente digital, usando também, de maneira mais sistematizada, o WhatsApp e as redes sociais.

“A partir de junho, comecei a fazer contato com revendas e colocar meus produtos em alguns pontos de venda na cidade. Aconteceu devagar porque o comércio ainda não estava funcionando 100%.”

Amanda destaca ainda que o Sebrae também a ajudou a divulgar a marca em canais de comunicação. As empreendedoras que conheceu no Sebrae Delas também colaboraram com esse processo. 

“Além de parceiras, hoje a gente tem uma rede muito legal de empreendedoras, com trocas muito grandes, além de uma divulgar o produto da outra. Isso é muito rico, fortalece muito os dois lados.”

Segundo ela, o Sebrae foi fundamental para o sucesso de seu negócio, que cresceu cerca de 300% em um ano. A consolidação da marca já deixa a empreendedora animada para traçar novos planos para expandir ainda mais a empresa.

“Agora eu quero fortalecer a minha marca no estado, ampliando parcerias e o número de pontos de venda, que hoje já são 12. Depois, ampliar para toda a Região Sul e aumentar a equipe e o faturamento.”

Região Norte

Região Nordeste

Região Centro-oeste

Região Sul 

Região Sudeste


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de formar online e gratuita.

Acesse agora