this is an h1

this is an h2

Thu Feb 17 09:08:56 BRT 2022
Empreendedorismo | ATITUDE EMPREENDEDORA
Antonio transformou loja de peças automotivas em referência de sucesso

O empreendedor considera que o Programa Brasil Mais foi fundamental para estruturar processos na empresa, engajar funcionários e crescer de forma ordenada.

· 17/02/2022 · Atualizado em 17/02/2022



Para Antonio Carlos, ter um negócio próprio era alcançar uma das suas metas de vida. Há pelo menos uma década, o empresário teve uma ideia inovadora, mas faltava o fator responsável por tirar os planos do papel: o capital. 

Após participar de um processo seletivo para trabalhar em uma das maiores empresas de mineração do mundo, enxergou a oportunidade de juntar o dinheiro que precisava. O que seriam 3 ou 4 anos, no máximo, acabaram sendo 7, pois ele acabou se afeiçoando ao plano de desenvolver suas competências profissionais. Com o fim do contrato, voltou suas atenções ao plano de ter um negócio.

O Rei das Baterias abriu as portas no município de Açailândia, no Maranhão. A loja tem como foco a substituição de baterias automotivas, reparos e manutenções e venda de peças elétricas para carros e extintores de incêndios automotivos e prediais. 

Para ter êxito na empreitada, Antonio recorreu a uma pesquisa de mercado para identificar lacunas que o mercado automotivo da região não atendia. “A primeira delas é que não resolviam o problema dos clientes com base em diagnósticos precisos, que devem ser feitos através de aparelhos específicos. Dessa forma, não havia um atendimento personalizado para as necessidades”, relata. 

“Prezamos totalmente por um atendimento personalizado e com foco na satisfação pessoal dos nossos clientes. É um atendimento premium com um pós-venda de excelência.” 

Com a empresa localizada em um entroncamento rodoferroviário, o que leva a um fluxo constante de veículos, Antonio viu a necessidade de estender seu horário de atendimento, fazendo com que a empresa funcionasse em horário ampliado e 24 horas por dia para clientes. 

Mas até a empresa se consolidar com lucro e bom desempenho foram vários desafios. Por falta de experiência em gestão, Antonio reconheceu que precisava padronizar processos para crescer de forma ordenada. 

“Foi quando vi a necessidade de buscar ajuda, vi no Sebrae uma grande parceira para o que estávamos precisando.”

Antonio destaca o curso Como Atender Bem e Encantar Seus Clientes, tendo em vista que o atendimento é o diferencial do Rei das Baterias. Outra recomendação é o curso de Gestão Financeira, essencial para adquirir as noções de finanças empresariais. 

“Participamos do Programa Brasil Mais, que foi um divisor de águas na nossa padronização de processos e trouxe melhorias e clareza para futuras tomadas de decisão, bem como o pensamento de melhoria constante, que hoje conta com o engajamento de toda a equipe.” 

2020, ano de início da pandemia causada pelo coronavírus, foi, para o empresário, um período de obstáculos. Com as portas fechadas por determinação do governo, o desafio era conseguir lucro para fazer valer o investimento na compra de novos equipamentos e reforma recém-feita. 

Após a reabertura, mais um desafio: Antonio pegou covid-19 e precisou se afastar por 20 dias. “Nesse momento, o capital acabou, e o nome da empresa acabou indo para o Serasa”, conta. Após vender alguns bens pessoais e fazer empréstimos, a situação voltou à normalidade. E o mais importante: ninguém precisou ser demitido.


“Até hoje sentimos o reflexo desse período, porém estamos saindo dessa pandemia mais fortes e melhor estruturados.”

Para o restante do ano, a ideia é diminuir os investimentos em diversificação e estoque e formar um capital de giro robusto para dar o próximo grande passo: a expansão regional. “Estamos terminando o processo de padronização e formando um caixa para abrir a filial na cidade vizinha com investimento próprio.”

Instagram

Região Norte

Região Nordeste

Região Centro-oeste

Região Sul

Região Sudeste


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora