this is an h1

this is an h2

Wed Feb 23 14:16:20 BRT 2022
Empreendedorismo | ATITUDE EMPREENDEDORA
Após falir, esteticista dá volta por cima com empresa de cursos online

Luciene Martins conta como os conhecimentos adquiridos com o Sebrae impulsionaram a sua trajetória de mais de 30 anos no mercado

· 23/02/2022 · Atualizado em 23/02/2022



A paixão de Luciene Martins pelo universo da massoterapia e estética começou cedo. “Desde criança eu adorava passar cremes nas minhas avós”, conta. Aos 15 anos, quando conseguiu um emprego como secretária em uma academia de ginástica e vivia uma rotina próxima dos profissionais da área, decidiu investir no ramo.

Com apenas 3 meses na empresa, Luciene deu início a um curso de massagem e emendou em uma especialização em estética. “No dia 26 de junho de 1987, comecei a atender profissionalmente”, relembra. 

Disposta a se tornar uma referência e expandir sua cartela de serviços, mergulhou fundo na terapia holística e estética e adquiriu uma especialização em atendimento pós-cirúrgico ao lado da professora Traud — quem introduziu o conceito da drenagem linfática no Brasil. 

“O mundo muda diariamente, os processos mudam todos os dias. Agora, até a forma de investimentos está mudando. Temos que aprender como funciona tudo, senão ficamos para trás.”

A partir de então, a carreira de Luciene deslanchou: ministrou palestras, participou de congressos, passou a dar aulas e recebeu prêmios. E a agenda de atendimento estava totalmente lotada — após anos trabalhando em casa, precisou alugar uma sala e contratar uma secretária para dar suporte. 

Atualmente, a empresária atende clientes que buscam saúde e bem-estar, assim como pessoas que buscam amenizar insatisfações com celulite, gordura localizada e flacidez e procuram tratamentos faciais não invasivos. Ela também atende a uma demanda de alunos das áreas de estética, esteticistas, fisioterapeutas dermatofuncionais, massoterapeutas e especialistas das áreas de Enfermagem, Biomedicina e do setor farmacêutico. 

Com orgulho, Luciene conta que foi a primeira especialista a criar um curso online de formação para atendimento pós-cirúrgico. “Todas as técnicas da nossa plataforma são exclusivas, criadas por mim. Na minha empresa física, ou seja, na minha estética, faço questão de ajudar todas as esteticistas da cidade — não as vejo como concorrentes, mas como colegas.” 

Foi em 1998 que a história de Luciene cruzou com o Sebrae. “Procurei o Sebrae para me ajudar na organização da empresa. Eles foram sensacionais. Me ajudaram em tudo, desde os horários até o fluxo de caixa e a contabilidade”, relata. A empresária também conta ter participado do Desafio Empreendedor e de processos para informatizar seu negócio e explorar novas oportunidades de comércio.



“O Empretec foi um divisor de águas na minha vida empreendedora. E agora, em plena pandemia, o Sebrae, com o Programa ALI, além de me ajudar, também ajudou minha equipe de profissionais.”

Com o avanço da pandemia, a empresa de Luciene acabou falindo. A equipe formada por 10 profissionais precisou seguir novos rumos. “Eu fiquei desnorteada, xinguei, chorei e até começou uma depressão.” 

Com todos os aprendizados adquiridos e o projeto online em funcionamento, Luciene pôde reabrir a empresa em outubro e quitar investimentos. Hoje ela já tem até uma lista de espera para atender a clientela. 

As expectativas para o futuro contemplam a inclusão dos cursos online na plataforma Perpétuo, realizar grandes lançamentos 3 vezes ao ano e, na empresa física, retomar os cursos presenciais. Luciene também almeja participar de um evento de estética na Bélgica que, em razão da pandemia de covid-19, precisou ser adiado. “Se tudo der certo, quero voltar a fazer eventos presenciais nas principais capitais do Brasil”, finaliza. 

Instagram

YouTube

Região Norte

Região Nordeste

Região Centro-oeste

Região Sul

Região Sudeste


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora