this is an h1

this is an h2

Wed May 11 12:04:22 BRT 2022
Empreendedorismo | ATITUDE EMPREENDEDORA
Com apoio do Sebrae, a marca de pré-moldados de Aliny cresceu 30%

A empreendedora diz que a inovação foi o fator fundamental para o crescimento da empresa, que apostou em produtos exclusivos e personalizados

· 11/05/2022 · Atualizado em 11/05/2022

“O Sebrae dá muita assistência para quem quer empreender, e o pequeno empreendedor precisa demais. No Sebrae ele conta com muitos serviços gratuitos que fazem muita diferença.”

Atuando na gestão de uma clínica em Teresina (PI) desde que havia se formado em Administração de Empresas três anos antes, Aliny Ellen não se sentia mais satisfeita profissionalmente e queria encarar novos desafios. Seu marido, que trabalhava como sommelier, também buscava novos ares, já que o mercado em sua área não andava bem na cidade.

Assim, quando um tio de Aliny resolveu vender equipamentos de fabricação de peças pré-moldadas de cimento, como formas e betoneiras, ela e o marido viram a oportunidade de dar uma guinada em suas vidas profissionais. Assim, compraram os equipamentos e começaram ali, em 2015, a Ada Pré-moldados e Serviços.

“Vendemos nossa casa e nosso carro para iniciar o negócio. Meus pais dividiram a casa deles no meio e fomos morar lá para não precisar pagar aluguel. Compramos um terreno de 10 metros por 15 metros para ser o local de produção, onde hoje é nossa loja, e um caminhão financiado em 36 vezes para fazer as entregas. Então iniciamos com uma responsabilidade financeira muito grande, sem ter carteira de clientes ainda, começamos do zero mesmo.”

Os primeiros produtos que a empresa fabricou foram manilhas e peças para meio-fio. Mas Aliny lembra que o começo não foi nada fácil. Ela passava de obra em obra oferecendo os produtos, mas não conseguia fechar muitas vendas. O que mantinha o negócio eram os clientes de varejo que ela conseguiu fidelizar, pois a manilha que a empresa produz passou a ser reconhecida como uma referência de qualidade. Mesmo assim, ela não estava satisfeita.

“Comecei a desanimar e vi que tinha de fazer algo diferente. Um dia, uma cliente trouxe uma ideia de um cobogó [objeto vazado] diferente, mais delicado. Fomos pesquisar para fazer o produto. A cliente investiu na forma, aí passamos três meses apanhando para acertar o traço correto da peça. Até que deu certo, e começamos a investir em novos modelos, que fomos divulgando nas redes sociais, e as pessoas se interessaram. Então começamos a fornecer até para os nossos concorrentes para revenda.”

Por isso, já sabendo o quanto inovar fez a diferença no seu negócio, não hesitou em aceitar o convite do Sebrae para participar do programa ALI (Agente Local de Inovação) em 2020. A empresária lembra que a experiência a ajudou a conhecer melhor o seu segmento de atuação, na tomada de decisões e abandonar a fabricação de alguns produtos e focar na produção de outros que dão mais retorno financeiro. Além disso, passou a investir na criação e fabricação de produtos diferenciados.

“O ALI nos ajudou a descobrir nossos pontos fortes e fracos. A gente tinha reunião semanal, fazendo avaliação do negócio, com ferramentas que nos ajudam a refletir sobre os processos da empresa. O agente também nos dava muitas informações sobre o mercado, além de direcionamentos, sempre incentivando a inovação, mostrando a importância do marketing e da divulgação de produtos.”

No Sebrae, Aliny também contou com consultoria para registrar a sua marca. Fazendo uma avaliação da parceria ao longo desses anos, ela diz que o apoio do Sebrae foi fundamental para sua empresa e até para a sua vida profissional.

“Além do apoio técnico, o Sebrae oferece até apoio emocional, animando a gente, não deixando a gente desistir nos momentos difíceis. O resultado foi muito bom, crescemos em torno de 30% nos últimos dois anos.”

E, para continuar inovando e se destacando no mercado, Aliny diz que agora está trabalhando para fortalecer e expandir sua marca, para levar seus produtos para todo o Piauí e começar a vender também no Maranhão, focando no público de médio e alto padrão. Por isso, pretende priorizar produtos novos e personalizados como mesas, luminárias e móveis de concreto.

Instagram: @adapremoldados

Região Norte

Região Nordeste

Região Centro-oeste

Região Sul

Região Sudeste


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora