this is an h1

this is an h2

Mon Apr 18 11:41:54 BRT 2022
Empreendedorismo | ATITUDE EMPREENDEDORA
Com apoio do Sebrae, Maria conquistou independência financeira

Após abrir um restaurante de sucesso em Curitiba, a empreendedora agora busca emplacar a linha de produtos congelados criada durante a pandemia.

· 18/04/2022 · Atualizado em 18/04/2022

“O Sebrae é um alicerce. Quando queremos fazer direito, ser mais assertivos, economizar tempo e dinheiro, procuramos o Sebrae.”

A cearense Maria Lopes Bonamigo sempre soube que, se quisesse transformar a sua vida, deveria agir por conta própria em busca de oportunidades. Por esse motivo, saiu de casa ainda nova e foi para o Rio de Janeiro para construir algo seu e reunir a experiência que precisava para abrir seu próprio negócio.

Filha adotiva e vinda de uma família humilde, Maria precisou superar a fome e a escassez. Para transformar essa realidade, decidiu se mudar para a capital carioca, onde morou por 18 anos. Durante seu tempo lá, trabalhou como diarista, balconista e atendente em restaurantes, contudo, a cidade maravilhosa também foi o palco para que o sonho de empreender fosse despertado.

O principal motivo? Maria conheceu Rudinei Bonamigo, que atuava no ramo alimentício e compartilhava os mesmos objetivos profissionais. Em pouco tempo, decidiram se casar e iniciaram os planos de abrir um negócio familiar, juntamente com Sidnei Marcelo Bonamigo, irmão de Rudinei. 

O que não esperavam era a chegada de dois acontecimentos repentinos: um derrame cerebral e uma gravidez não planejada. “O AVC deixou meu marido com muitas sequelas e, com a descoberta da gravidez, sugeri que a gente fosse para perto da família dele. Então juntamos tudo o que tínhamos e viemos para Chopinzinho, no interior do Paraná”, contou Maria. 

Após ficar um tempo com a família do marido e receber o apoio que precisavam, retomaram os planos de empreender. “No interior não tinha estrutura para montar algo maior, e o que a gente queria mesmo era alguma coisa que tivesse escala, que a gente pudesse crescer. Então viemos para Curitiba e, chegando aqui, descobrimos que gastronomia era o que queríamos fazer”, explicou.

Foi então que, em 2008, Maria, seu marido e seu cunhado - com mais oito funcionários - abriram o restaurante Jeito Mineiro em Curitiba, Paraná. O crescimento surgiu de forma rápida, assim como os obstáculos. “Você acha que sabe tudo, pois trabalhou a vida inteira nisso, aí descobre que, quando se é dono, a história complica, e nosso maior atropelo foi quando tivemos de gerenciar pessoas”, refletiu.

Após passarem por um momento de muitas dúvidas e considerarem fechar o estabelecimento por conta do desgaste emocional, Maria lembrou de algo que poderia salvar o negócio. 

“Quando cheguei na primeira consultoria no Sebrae e perguntaram com o que precisávamos de ajuda, eu respondi: tudo! A partir daí, fizemos consultoria financeira, gestão de pessoas, planejamento estratégico, marketing, coisas que nem sabia que existiam."

Maria recorda, ainda, de como o Sebrae tem sido um parceiro para todas as horas, ajudando por meio de capacitações, qualificações, obtenção de selos de qualidade, reconhecimento e valorização da marca, além de pontuar que o retorno financeiro proveniente da parceria tem sido “sem dimensões”.

Com o surgimento da pandemia, uma das soluções que encontraram para superá-la foi  investir em um projeto que estava parado há anos, mas que, depois de conseguirem um empréstimo com o apoio do Sebrae, finalmente saiu do papel. “Criamos uma linha de produtos congelados para supermercados. Investimos em tecnologia, equipamentos e embalagens sustentáveis. Mesmo com a crise, conseguimos manter a equipe completa, sem demissões”, destacou.

Hoje, o restaurante conta com clientes fidelizados e com os produtos congelados disponíveis em diversos supermercados do estado. “Para o futuro, queremos investir ainda mais na linha de congelados. Mover a produção, que hoje é na cozinha do restaurante, para uma cozinha industrial, a fim de ganhar escala. Já tivemos consultoria do Sebrae para encontrar o melhor ponto físico”, finalizou.

Site oficial

Instagram

Facebook

Região Norte

Região Nordeste

Região Centro-oeste

Região Sul

Região Sudeste


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora