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Empreendedorismo | ATITUDE EMPREENDEDORA
Com o Sebrae, Milcíades aumentou 10x o faturamento de sua hamburgueria

O negócio, que começou apenas com delivery, hoje conta com um salão para servir os clientes, e o empreendedor já faz planos para expandir ainda mais.

· 12/11/2021 · Atualizado em 12/11/2021



"O Sebrae é extremamente importante para o desenvolvimento e alavancagem dos pequenos negócios, por meio de programas, cursos e consultorias."

Formado em Engenharia de Produção, Milcíades trabalhava há oito anos na área, em um restaurante em Teresina (PI). Seus planos eram seguir essa carreira, e até fez um curso de especialização em Segurança do Trabalho. Mas após concluir a capacitação, percebeu que não estava feliz e que aquilo não era o que realmente queria para o seu futuro. Aos poucos, começou a entender que sua verdadeira paixão estava relacionada à gastronomia.

Foi assim que decidiu aprimorar seu talento na cozinha, buscando mais conhecimento e testando novas receitas. Ainda como uma brincadeira, ou um hobby, em 2018 começou a fazer hambúrgueres na casa de amigos e familiares nos fins de semana ou em datas especiais, como aniversários.

A partir desse momento, Milcíades teve certeza de que queria empreender nessa área, mas não queria fazer mais do mesmo. Sua vontade era fazer um produto de alta qualidade. Por isso, foi a São Paulo (SP) em busca de cursos numa escola especializada em hamburguerias. Com a profissionalização, o passo seguinte foi realizar eventos remunerados e começar a planejar o negócio.

"Eu tinha consciência de que não tinha capital para ter um espaço físico, então tive a ideia de abrir um delivery. Vendi meu carro, juntei com mais um dinheiro que eu tinha, contratei uma consultoria para a criação do nome, do conceito e da marca. Outro profissional fez a identidade visual, e buscamos conceitos com que eu me identificava: como sou apaixonado por futebol, chegamos a esse nome, 45 Burger, referente à duração dos tempos das partidas."

Em janeiro de 2020, estava tudo pronto, e a 45 Burger foi inaugurada, com nomes de sanduíches relacionados ao universo futebolístico: Libertadores, 7x1, Drible de Vaca, entre outros.

"Antes de inaugurar, percebi que o dinheiro que eu tinha não era suficiente, e meu irmão entrou como sócio. Então pudemos abrir. A empresa começou com um funcionário, além da família. Éramos eu na chapa, minha esposa no caixa, o funcionário na montagem dos sanduíches e minha cunhada no despacho de motoboys."

Com o negócio em funcionamento, Milcíades viu que era a hora de procurar o Sebrae para estruturar a empresa em busca do crescimento. Ele ressalta que por lá encontrou todo o apoio necessário para aprimorar o marketing e o atendimento ao cliente. Contou também com uma consultoria de gestão de custos e passou a fazer parte do programa ALI (Agente Local de Inovação).

"O ALI foi muito bom. Um consultor jovem ajudou bastante a gente no desenvolvimento de metas, indicadores de negócio e visitou o local várias vezes. Acredito que o apoio do Sebrae foi muito importante, subsidiou profissionais que a gente não conseguiria contratar de outra forma. Com o Sebrae, a gente conseguiu melhorar muito nossa organização interna, o atendimento, o marketing, a comunicação com o cliente, divulgação dos produtos, ajuste de posicionamento nas redes sociais."

Como a hamburgueria já funcionava com delivery, o empresário lembra que, com a chegada da pandemia, as vendas tiveram um boom. Ele acredita que o fato de não poder sair de casa mudou o hábito de quem não era adepto ao serviço, que acabou incorporado à rotina dos clientes.



"Nossas vendas tiveram um crescimento significativo, gradativo e sólido. Continuam crescendo até hoje. Desde que começamos, foi um crescimento de 1.000%, aumentamos dez vezes o faturamento."

Com o sucesso do negócio, em abril de 2021, a empresa mudou para um espaço maior. Além de uma cozinha mais ampla, passou a contar com um salão para servir os clientes presencialmente. Milcíades destaca que o Sebrae também foi fundamental para essa ampliação do negócio, principalmente na capacitação dos funcionários para atendimento aos clientes, treinamento dos garçons e orientações sobre fluxo de caixa e gestão de custos.

Hoje, o empresário está feliz com os resultados e satisfeito em poder fazer a diferença em sua comunidade. Além de gerar emprego e renda, sente-se realizado em agradar os seus clientes. "A gente trouxe uma nova forma de comunicação nesse ramo e uma nova forma de apresentação. Deixamos as pessoas felizes."

De acordo com o empreendedor, sua meta agora é expandir ainda mais o negócio, levando a hamburgueria para outros locais de Teresina, outras cidades do Piauí e, quiçá, de outros estados do Nordeste. "Temos de pensar longe. Essa consultoria de custos e organização financeira já está nos preparando para isso, mensurando a saúde financeira da empresa, e, como estamos crescendo muito, precisamos ter o pé no chão para, quando chegar o momento de expandir mais, estarmos prontos."

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