this is an h1

this is an h2

Thu Jun 30 09:54:30 BRT 2022
Empreendedorismo | ATITUDE EMPREENDEDORA
Criada do zero, fábrica de polpas naturais do RN faz sucesso

A história do casal Maria Zenúbia e José Vitoriano, donos da NZ Fruit, é um exemplo de como o empreendedorismo pode ter um impacto social positivo

· 30/06/2022 · Atualizado em 30/06/2022

“O Sebrae nos deu apoio registrando a empresa e dando dicas de como proceder com o negócio.”

O casal Maria Zenúbia e José Alves da Silva construiu uma fábrica de polpas de frutas naturais do zero, sem experiência, mas com muita vontade de fazer dar certo. Com práticas sustentáveis, a empresa hoje atende municípios do Rio Grande do Norte e da Paraíba e faz a diferença na vida da comunidade local.

Tudo começou em abril de 2011 com uma plantação de graviola, localizada no sítio do pai de Maria. Impossibilitado de cuidar da propriedade devido à idade avançada, Maria e seu marido ajudaram-no a administrar o local. Ainda que as circunstâncias não fossem as melhores, o casal conseguiu identificar uma grande oportunidade: produzir polpas de frutas. 

Sem nenhum tipo de experiência, tiveram que se adaptar e improvisar com os equipamentos e materiais a que tinham acesso. “Não tínhamos noção da fabricação de polpas. Fizemos o despolpamento das frutas e o congelamento das polpas sem usar conservantes químicos e corantes”, contou Maria Zenúbia. 

O esforço, contudo, deu certo. Após implementarem um sistema de entrega para lanchonetes do comércio local de Currais Novos (RN), os produtos feitos de forma artesanal e natural fizeram sucesso. “Os clientes gostaram do produto e perguntaram se não tinha outros sabores, aí a gente foi comprando algumas outras frutas, como acerola e goiaba.”

No início, a produção era feita na cozinha de casa do casal, mas, com o aumento das demandas, José decidiu sair do seu emprego e se concentrar totalmente no negócio. Com o dinheiro que recebeu da empresa, puderam expandir a área de produção e aos poucos aumentar os sabores de polpas vendidas. 

A fim de formalizar o negócio - batizado de NZ Fruit -, os dois procuraram o Sebrae, que os ajudou a tirar o CNPJ e se tornar MEI. Já em 2014, receberam o apoio necessário para fazer o registro da empresa e dos produtos no Ministério de Agricultura, o que abriu novas oportunidades e possibilitou um crescimento ainda maior. 

Sobre as práticas sustentáveis aplicadas nos processos produtivos da fábrica, Maria afirma que essa sempre foi uma preocupação de ambos, e por isso quaisquer oportunidades que tivessem conhecimento, logo aproveitavam. “Fizemos conexões para regar as plantas frutíferas do quintal com a água que era utilizada para a lavagem das frutas.” 

Por utilizarem equipamentos que consumiam muita energia elétrica, decidiram também buscar alternativas mais sustentáveis e de menor impacto ambiental. 

“Veio a oportunidade de fazer um financiamento de energia solar pelo Banco do Nordeste, e hoje a empresa tem 100% de sua energia limpa através de duas usinas de energia solar que pretendemos ampliar.”

Outro projeto da NZ Fruit é uma parceria com o Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), que tem o propósito de usar as sementes das frutas que são usadas na produção das polpas para confeccionar mudas frutíferas e doá-las para a população da cidade. “No ano de 2021, decidimos formalizar essa ação e, junto com o IFRN, nasceu o projeto de arborização do município de Currais Novos com árvores frutíferas, tendo iniciado a distribuição formal dessas mudas em fevereiro de 2022", declarou. 

Atualmente, a empresa continua impactando positivamente a comunidade local por meio da geração de empregos. E foi esse esforço coletivo que fez os produtos naturais da NZ Fruit ultrapassarem as fronteiras de Currais Novos e chegarem a diversos municípios do Rio Grande do Norte e da Paraíba. 

Sobre os planos para o futuro, Maria destaca que desejam “manter a mesma receita natural do início, utilizando matéria-prima de qualidade, sem o uso de conservantes e corantes químicos, e expandir as vendas da empresa”.

Instagram: https://www.instagram.com/nzfruit/

Região Norte

Região Nordeste

Região Centro-oeste

Região Sul

Região Sudeste


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora