this is an h1

this is an h2

Wed Jan 19 15:50:50 BRT 2022
Empreendedorismo | ATITUDE EMPREENDEDORA
Daybyane aprimorou habilidades após participar do Sebrae Delas

Através dos novos conhecimentos, a empresária reergueu o Laboratório Biolab e se destacou no mercado.

· 19/01/2022 · Atualizado em 19/01/2022



“Participar do Sebrae Delas foi um divisor de águas em minha vida. Passei a enxergar a empresa com outros olhos.”

Por dois anos, Daybyane Santana trabalhou no Laboratório Biolab como secretária, até que decidiu sair da empresa e trabalhar em outro setor — mesmo com profundo interesse na área de análises clínicas.

Em 2013, a mineira viu-se diante de uma oportunidade única de comprar a empresa. Porém, ela nunca havia tido experiência à frente de um negócio. “Não vim de família de empreendedores, sempre fui funcionária”, conta. Mesmo assim, ao lado do marido, Rodrigo, fechou negócio com o antigo proprietário.

O início não foi fácil. Além de lidar com a burocracia da aquisição, a imagem do empreendimento não estava muito positiva. “Como havia me afastado da empresa, não tinha essas informações”, explica. A empresa nunca fechava no vermelho, mas também não sobrava um tostão sequer. 

Por 3 anos, apenas Daybyane e mais uma funcionária cumpriam todas as funções, até que a colaboradora resolveu sair. Disposta a dar a volta por cima, a proprietária decidiu cursar mais uma faculdade para afiar o conhecimento.

“Hoje, eu e mais uma funcionária somos responsáveis pelo Biolab. No total, são 6 colaboradores. E uma curiosidade: 90% da empresa é composta de mulheres.”

Pouco a pouco, a reputação do Laboratório Biolab foi reerguida, contratos foram fechados com convênios médicos que nenhuma outra empresa atendia na cidade, e investimentos na sede foram realizados.

“Troquei a recepção do laboratório por algo mais aconchegante — diferente de laboratórios médicos —, implementei atendimento ágil e com a maior atenção possível. O paciente não passa mais do que 20 minutos na empresa.”

O Biolab inovou ao incorporar um atendimento diferenciado para crianças através da implantação de óculos de realidade virtual. “Com isso, a criança não fica com medo e não pega trauma da coleta de sangue”, detalha.

Com o surgimento da lei do exame toxicológico para motoristas das categorias C, D e E — que a cada 2 anos deve ser refeito —, Daybyane enxergou mais uma oportunidade de se diferenciar no mercado.



“Implantei um sistema para contatá-los e informá-los sobre o vencimento do exame através de dados de pessoas que já haviam passado pelo laboratório. Com isso, aumentamos a demanda”.

Em 2020, o marido de Daybyane sugeriu que ela participasse do Sebrae Delas, que tem o objetivo de aumentar as chances de sucesso de negócios liderados por mulheres. Decidida a desenvolver ainda mais a sua capacidade empreendedora, topou. Após concluir o programa, passou a enxergar todos os pontos de melhoria, oportunidades de diferenciação e o mais importante: como agir. 

Daybyane conta que também participou do ALI, Brasil Mais, Empretec e marcou presença em seminários sobre redes sociais através do incentivo de uma colaboradora. 

Com os conhecimentos adquiridos, passou a analisar milimetricamente a carteira de novos clientes e os que são fidelizados. Para mensurar a qualidade dos serviços prestados, a equipe do laboratório envia, a cada dois meses, uma avaliação em que os consumidores dão feedbacks sobre limpeza, atendimento e tempo de espera.

Em 2022, a expectativa é de continuar inovando e crescendo. Com o apoio de dois investidores, o Biolab irá para um novo prédio, com uma sala maior, que permite um atendimento personalizado para crianças e gestantes, além de comportar um estacionamento para clientes e funcionários.

Instagram 

Região Norte

Região Nordeste

Região Centro-oeste

Região Sul

Região Sudeste


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora