this is an h1

this is an h2

Thu Jun 30 11:54:42 BRT 2022
Empreendedorismo | ATITUDE EMPREENDEDORA
Dona de 3 restaurantes, Flora começou vendendo peixe na rua

Seguindo sua intuição, a empreendedora trabalhou arduamente até abrir um restaurante regional para valorizar a culinária típica do Amapá

· 30/06/2022 · Atualizado em 30/06/2022

 

“Desde o início até agora, a empresa cresceu cinco vezes.”

De vendedora autônoma a renomada chef de cozinha, a vida de Floraci Pacheco Dias foi transformada depois que decidiu empreender. A agora dona de três restaurantes precisou de muita coragem e muito esforço para alcançar sucesso como dona do seu próprio negócio e conquistar o futuro melhor e mais digno que tanto sonhava.

O primeiro passo em direção à mudança aconteceu quando Floraci decidiu seguir sua intuição e montar um pequeno fogareiro na margem da rodovia Salvador Diniz, a mais movimentada de Santana, e assar peixes para vender. 

A pequena estrutura, no entanto, tornou-se insuficiente para atender a demanda. “Tive que rifar minha geladeira e assim construir um espaço um pouco maior, medindo 3 x 4 m, com espaço para duas mesas e oito cadeiras", relatou. 

Trabalhando incessantemente, Floraci finalmente conseguiu abrir seu primeiro restaurante, o Flor do Mar. O negócio cresceu juntamente com a construção de uma ponte que estava sendo construída para ligar Macapá e Santana. “Forneci refeições para os trabalhadores e, depois de muito esforço, controle e zelo, construi um espaço com 200 lugares, empregando pessoas da própria comunidade”, destacou.

Para dar o passo seguinte, a empreendedora conta que recebeu apoio do Sebrae, que ofereceu cursos sobre gestão e administração. 

 

“O Sebrae ajudou dando maior visibilidade ao restaurante e entendimento na forma de administrar e gerir meu negócio.”

Depois de encarar tantos desafios, em 2002 o Flora Restaurante nasceu, às margens do Rio Matapi. “Com ambientes rústicos, inovamos utilizando um conceito regional, com a ambientação da comunidade ribeirinha e valorização da culinária com produtos típicos do estado”, comemorou.

Procurando valorizar a cultura e o avanço da comunidade, Floraci conta que prioriza o pequeno produtor e fornecedores locais. Mas não é só isso: ela também busca ter responsabilidade ambiental. “Com o restaurante às margens de um rio, as práticas sustentáveis são muito importantes, tomamos cuidados quanto à destinação do nosso lixo e com espaços abertos e claros reduzimos o uso de energia elétrica com a iluminação”, pontuou. 

Quando questionada sobre os planos para o futuro, a empresária expressou o desejo de ampliar o restaurante e transformá-lo em algo ainda maior. “Queremos construir um espaço que não abrigue somente um restaurante, mas todo um complexo de serviços, com salão de eventos, área de lazer, bosques, trilhas”, concluiu.

Instagram: 

https://www.instagram.com/flora_restaurante/

https://www.instagram.com/flora.bistro/

https://www.instagram.com/vilagourmet.ap/

Região Norte

Região Nordeste

Região Centro-oeste

Região Sul

Região Sudeste


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora