this is an h1

this is an h2

Fri May 27 14:27:26 BRT 2022
Empreendedorismo | ATITUDE EMPREENDEDORA
Empreendedora de sucesso há 25 anos, Zaira abriu pousada do zero

Após se aposentar, a professora decidiu encarar um novo desafio: abrir e administrar uma pousada na praia de Ilhéus

· 27/05/2022 · Atualizado em 27/05/2022

“Tudo o que eu sei eu devo ao Sebrae, é um excelente parceiro.”

Zaira Morelli tem uma daquelas histórias que quem escuta não acredita. Ela é dona da pousada Eco Village Indaiá há 25 anos, e o negócio teve um início nada planejado. Coisa do destino? Talvez. Mas, para garantir o sucesso do empreendimento, ela contou com ajuda do Sebrae.

A vida de Zaira teve um começo incomum. No final da década de 1950, aos 14 anos, após sair do internato onde estudava, foi morar na fazenda da família no município de Piranhas, no Goiás, onde recebeu um convite surpreendente: seus familiares queriam que ela fosse a professora da cidade - já que as crianças não tinham acesso à educação. A princípio, a jovem negou o convite, pois queria continuar os estudos para que pudesse entrar na faculdade. 

Depois de muita insistência, ela topou o desafio. Para isso, o prefeito construiu uma escola, espaço onde Zaira passaria seis anos ensinando mais de 50 alunos. Posteriormente, Zaira se mudou para a cidade vizinha da capital goiana, onde foi aprovada em um concurso e continuou a lecionar.

O sonho de entrar para faculdade se concretizou em seguida, quando passou no vestibular para o curso de Educação Física. A sua carreira como professora, entretanto, continuou. Após concluir a graduação, iniciou o curso de Direito, área em que também atuou como educadora.

Passados os anos - e aposentada -, mudou-se para a Itália com seus dois filhos para ficar com o marido. Mais tarde, a família decidiu voltar para o Brasil e morar em Ilhéus, na Bahia, onde compraram um terreno com o intuito de construir uma casa de praia.

Contudo, foi aí que os planos começaram a mudar. Zaira conta que ela e o marido resolveram construir 12 apartamentos no local, já que o terreno era grande. “A ideia era vender para amigos e parentes, mas quando terminamos houve crise na economia durante o governo Collor e as pessoas ficaram com medo de pagar”, explicou. 

Como alternativa, aproveitaram a intensa procura dos moradores locais e alugaram os imóveis. “Os apartamentos eram mobiliados, então comprei lençóis, travesseiros e alugamos por um ano. O pessoal gostou e reservou para o segundo ano, que virou um terceiro, e, quando vi, tinha virado uma pousada”, conta a empreendedora.

“Minha recepcionista me inscreveu no Prêmio Sebrae Mulher de Negócios e ganhei como ‘pousadeira por acaso’ na Bahia.”

Foi em 1998, então, que a Eco Village Indaiá nasceu. Sem nenhuma experiência em administração de negócios, Zaira começou anotando tudo num caderninho. “Eu senti a necessidade de procurar o Sebrae para fazer cursos, me preparar. Tudo o que sei aprendi com o Sebrae, como fazer caixa, planejamento, gestão, propaganda e treinamento de funcionários. É um parceiro e tanto”, destacou.

Formalizada como microempreendedora individual, Zaira reflete ainda sobre como o negócio impacta a comunidade. “Geramos emprego, compramos produtos da região e sempre procuramos mão de obra local”, pontuou. 

Atualmente, a pousada - que fica localizada a 200 metros da praia - tem uma estrutura que inclui chalés, piscina, churrasqueira, quadra de areia e playground. Sobre o futuro, Zaira revela o desejo de “melhorar cada vez mais e crescer junto com a comunidade local”.

Site oficial

Facebook

Instagram

Twitter

Região Norte

Região Nordeste

Região Centro-oeste

Região Sul

Região Sudeste


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora