this is an h1

this is an h2

Fri Jan 21 09:33:54 BRT 2022
Empreendedorismo | ATITUDE EMPREENDEDORA
Empresa tem mais de 85 contratos fechados e já exporta seu produto

Alex Baião conta como a participação no Sebrae Startup Win acelerou os resultados da Otacom Technologies em pouco mais de dois anos.

· 19/01/2022 · Atualizado em 21/01/2022



“O Sebrae nos ajudou a fomentar a característica da empresa dentro da sua produção, dentro da área de marketing e liderança.”

Era 2019, Alex Baião foi tomado por uma vontade de dar um novo sentido à sua vida. Sair da caixa. Se reinventar. Com essa necessidade, uma pergunta feita por seu pai martelou em sua cabeça: “Você estudou a vida inteira para chegar nesse momento em que pode contribuir para a sociedade desenvolvendo um produto que vai impactar, mudar a vida das pessoas, e vai pensar em parar?”

Essas palavras surtiram efeito em Alex, que passou a buscar uma demanda de mercado que causasse um impacto positivo na vida das pessoas. Em meio ao processo de pesquisa, percebeu um problema que envolvia a rastreabilidade logística e decidiu criar um sistema a fim de identificar a origem de insumos e produtos e seu destino. A solução nasceu com o objetivo de proporcionar segurança e qualidade para as indústrias alimentícias e farmacêuticas e para os consumidores. 

Alex constatou que possuía dois fatores essenciais para tomar uma decisão sobre o que faria da vida: informações sobre as tendências tecnológicas mundiais e experiência profissional.

Graduado em Administração e em Ciências da Computação, ele também é especialista em Banco de Dados e Logística e Rastreabilidade. Com 20 anos de atuação como consultor em Tecnologia da Informação, Alex adquiriu vivência na indústria farmacêutica e constatou um obstáculo frequente na área: a rastreabilidade. 

Com a descoberta de problemas sobre gerenciamento dos insumos e regulação, Alex identificou uma oportunidade de mercado e deu início a um projeto de rastreabilidade para o setor.

Ainda em 2019, passou a fazer vários contatos para adquirir clientes. Após vários “nãos”, enfim foi recebido pelo maior fabricante de vacinas do país. A partir de então, fechou a sua primeira venda, reativando a Otacom e montando a sua equipe. 



“Nós desenvolvemos um produto voltado para indústrias, para distribuidoras e para a área de logística. Com esse produto, a gente trata da rastreabilidade de todo o processo produtivo: desde a origem do insumo, passando pelo processo de transformação, até chegar ao cliente final, quando é possível fazer o recall.”

Logo no começo de 2020, a Otacom teve seus produtos e processos aperfeiçoados aplicando os conceitos de Indústria 4.0. Com as implementações, expandiu sua carteira de clientes. 

No mesmo ano, a empresa participou do Projeto Sebrae Startup Win Ideação para validar o modelo de negócio. Em 2021, participou do Startup Win Operação e Tração para crescer.

“Aprendi muito nesse período. Enxerguei coisas que, mesmo com os vinte anos de experiência no mercado, não conseguia ver. Antes de cada consultoria, me perguntava: ‘Que proveito quero tirar? Aonde quero chegar?’ Ganhei muito conhecimento.”

Para quem tem o sonho de empreender, Alex contribui com uma dica: 

“Antes de fazer uma coisa, confie na sua ideia e valide-a. Se você não validar, vai fazer por 'tentativa e erro', e isso vai tomar muito tempo. Talvez você não tenha esse tempo e ainda poderá custar caro. Por isso, seja assertivo.”

O empresário enfatiza que formar alianças também é imprescindível para o êxito de qualquer negócio. “Para conquistar os primeiros clientes, ponha a pasta debaixo do braço, vá a campo e defenda sua ideia.”

Com o olhar voltado para o futuro, Alex almeja que a Otacom Technologies alcance reconhecimento em nível global, impactando positivamente pessoas e negócios. Para isso, iniciou recentemente uma consultoria de marketing estratégico com o Sebrae e outra com foco em internacionalização.

Site oficial

LinkedIn

Região Norte

Região Nordeste

Região Centro-oeste

Região Sul

Região Sudeste


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora