this is an h1

this is an h2

Mon Feb 14 18:48:35 BRT 2022
Empreendedorismo | ATITUDE EMPREENDEDORA
Guilherme fabrica produtos de tyvek, material inovador e sustentável

No Sebrae, ele encontrou apoio para aprimorar processos internos, reduzir o tempo de produção, aumentar as vendas e melhorar a satisfação de clientes

· 14/02/2022 · Atualizado em 14/02/2022

"O Sebrae é um canal de fácil acesso que entrega bastante material relevante para quem quer desenvolver seu negócio, além de articular conexões que contribuem para o crescimento de qualquer empresa."

Não é por acaso que Guilherme Massena tem formação em Gestão para Inovação e Liderança. Desde pequeno, cresceu em uma família de pequenos empresários e, por isso, acredita que vem daí a sua veia empreendedora.

E também foi em família que ele começou seu próprio negócio, ao se associar a seu irmão e seu primo para fundar, em 2016, a Dobra, uma fábrica de produtos feitos de um material inovador: o tyvek, um polietileno de alta densidade. Os carros-chefes são carteiras, luminárias, tênis e capas para eletrônicos como notebooks.

"Sempre tivemos muita abertura para testar nossas ideias. Quando começamos a estudar sobre negócios digitais, vimos que poderíamos fazer parte de uma nova economia. Então encontramos esse material tecnológico, uma matéria-prima super parecida com o papel, mas é mais resistente à água, além de ser de alta durabilidade e 100% reciclável."

Sustentabilidade, segundo Guilherme, é um dos principais valores da empresa. Ele acredita que os negócios devem ser vetores de mudanças positivas na sociedade e causar impacto social. Foi por ter esse pensamento que ele e sua empresa se aproximaram do Sebrae.

"A gente tem a produção totalmente sob demanda, uma rede de produção, com salários mais altos do que o mercado paga, e isso é um desafio, pois a nossa produção está espalhada. Então queríamos melhorar os prazos de produção, que eram um problema para nós. Aí, através do Sebrae, uma agente de inovação daqui nos procurou, dizendo que poderia ajudar com alguma dor que nós tivéssemos. Na hora lembramos dessa questão do prazo."

Guilherme lembra que, por meio do programa ALI (Agente Local de Inovação), a empresa e o Sebrae desenvolveram metodologias que evoluíram para soluções que conseguiram diminuir o prazo de produção.

"Isso resultou em mais vendas, maior produtividade e melhor satisfação do cliente. Agora estamos concorrendo ao Prêmio Nacional de Inovação. Aliás, a gente sempre procura participar dos eventos do Sebrae, tanto dando palestra quanto participando de cursos, tentando usufruir ao máximo do apoio que o Sebrae nos dá."

O empreendedor também destaca que a parceria com o Sebrae foi importante para divulgar o negócio e estabelecer conexões com outros empreendedores e novos clientes.

"Trouxe bastante visibilidade para a empresa, porque tivemos ótimos resultados com esse apoio do Sebrae e participamos de diversos eventos. Outro dos principais benefícios é o networking."

Para continuar crescendo, Guilherme diz que o foco agora é seguir organizando os processos internos da empresa e lançar novidades no mercado. "A gente pretende aumentar nosso portfólio de produtos, trazer novos clientes e ganhá-los."

Site: Dobra

Instagram: @querodobra

Região Norte

Região Nordeste

Região Centro-oeste

Região Sul

Região Sudeste


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora