this is an h1

this is an h2

Wed Dec 01 16:17:50 BRT 2021
Empreendedorismo | ATITUDE EMPREENDEDORA
Guilherme lançou marca de granita italiana que fez sucesso em Natal

O empresário vende sua criação esporadicamente em eventos e criou um novo produto gastronômico

· 07/04/2021 · Atualizado em 01/12/2021

"Aprendi com o Sebrae que não é preciso ter medo se você planeja bem o negócio."

Guilherme Castelar trabalhava em Rio Verde (GO) como consultor em administração de bares e restaurantes quando foi convidado a ajudar um amigo espanhol a abrir um bar em Natal (RN) em 2015. Já instalado na cidade, foi surpreendido com a desistência do empresário.

Sem ter feito contrato, saiu do negócio sem dinheiro algum. Para não decepcionar a mulher e os filhos, que iriam encontrá-lo na cidade assim que começasse o verão, pensou em alguma forma de recuperar os gastos e ganhar algum dinheiro para manter a viagem da família. Nesse momento, resgatou as lições que tinha aprendido no Empretec, buscando inovação na sua ideia de negócio.

Especialista em drinks e coquetéis, ele tinha levado uma máquina de granita, que pretendia instalar no bar que não prosperou. Foi então que decidiu vender nas praias natalenses a sobremesa italiana que lembra uma raspadinha. Investiu os R$ 80 reais que tinha no bolso para criar sabores brasileiros como caipirinha e cerveja, além de clássicos como piña colada e blue lagoon.

Nos primeiros dias, os banhistas resistiram a experimentar a novidade, mas o conhecimento sobre vendas ajudou o empreendedor a vencer a dificuldade inicial. Em pouco tempo, o produto caiu no gosto dos clientes.

"Na capital goiana, o empresário continua a vender sua criação esporadicamente em eventos e criou um novo produto gastronômico: o Rotolino, uma pizza fechada com massa de fermentação natural."

Em dez dias, depositei na conta da minha mulher R$ 4 mil de lucro que tinha ganhado e pedi para ela mandar meu filho mais velho me encontrar para ajudar nas vendas.

Assim, três meses depois, com uma identidade visual criada pelo próprio Guilherme, nasceu oficialmente a Xapadinha, a marca de granita tipicamente brasileira. O sucesso foi tão grande, que toda a família se mudou para Natal.

Um encontro ao acaso ajudaria a aumentar ainda mais o interesse pelo negócio e as vendas de Xapadinha. Por intermédio de uma consultora do Sebrae, a história da trajetória empreendedora de Guilherme foi contada na Agência Sebrae de Notícias e no site Pequenas Empresas Grandes Negócios.

Em 2007, a esposa de Guilherme descobriu um câncer, e a família precisou se mudar para Goiânia a fim de acompanhar o tratamento. Desde então, a Xapadinha passou a ser vendida apenas sazonalmente, nos períodos de alta temporada.

Agora ele trabalha também em questões burocráticas para viabilizar franquias da Xapadinha, pois já foi procurado por diversos empresários interessados no negócio.

Instagram: _xapadinha_

Região Norte

Região Nordeste

Região Centro-oeste

Região Sul

Região Sudeste


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora