this is an h1

this is an h2

Wed May 11 12:04:22 BRT 2022
Empreendedorismo | ATITUDE EMPREENDEDORA
Jaime triplicou o número de quartos de seu hotel em Foz do Iguaçu

Com apoio do Sebrae e planejamento estratégico, ele diversificou o público do negócio e expandiu o número de hóspedes

· 11/05/2022 · Atualizado em 11/05/2022

“O Sebrae é um farol que ilumina as empresas para dar a direção de onde ir. Vejo empreendedores que investem e não têm sucesso por causa de detalhes, e se tivessem contato com o Sebrae teriam tido sucesso. É fundamental principalmente para quem está no início.”

Assim que terminou a faculdade de Administração de Empresas em Goiânia (GO), Jaime Machado Mendes voltou à sua cidade natal, Foz do Iguaçu (PR), para assumir a gestão do hotel de sua família, o Del Rey Quality Hotel, que seu pai inaugurou em 1985. À frente do negócio, a primeira coisa que fez foi procurar o Sebrae, cujos serviços ele conhecia bem, pois havia sido estagiário do órgão em Goiânia.

“Antes de eu voltar para Foz do Iguaçu, o superintendente do Sebrae Goiás me falou: volta para sua cidade e faça o seu hotel crescer. Nessa época já fazia todos os cursos do Sebrae.”

E foi exatamente isso que Jaime começou a fazer. No Sebrae, ele entrou em um grupo de empresários do ramo da hotelaria para trocar informações e experiências, além de pensar em um planejamento estratégico para o setor. O empreendedor também iniciou uma guinada no seu negócio.

“A primeira coisa foi trabalhar um novo público para o nosso hotel. Até então, Foz do Iguaçu era um destino de compras, as pessoas vinham para comprar no Paraguai. Mas não era tão vantajoso para os hotéis trabalhar com esse público. Aí, na época, começou a ter muito estrangeiro na cidade. Então depois de seis meses viramos a chave e passamos a receber esse público.”

O passo seguinte foi realizar pequenas reformas e buscar melhorar a divulgação do negócio. Foi assim que ele conseguiu que o hotel entrasse no guia impresso Lonely Planet, muito acessado por estrangeiros e que, em uma época em que a internet não era tão acessada como hoje, ajudou a atrair muitos hóspedes.

“Nos anos seguintes, o mercado nacional começou a crescer, e nós começamos a ampliar. Começamos em 2006, e até 2010 já tínhamos saído de 34 para 91 apartamentos, incluindo uma nova torre e uma área de lazer maior.”

Jaime destaca que o apoio do Sebrae foi fundamental para esse crescimento expressivo e que até nos dias de hoje conta com a parceria para melhorar processos e continuar crescendo.

“Hoje contamos com o Sebraetec, que é uma ferramenta muito boa, porque tem várias frentes de apoio, desde tecnologia, passando por gerenciamento de resíduos e marketing até licença ambiental. De 2016 a 2019, participamos do Sebrae Gestão de Qualidade, e em 2018 e 2019 ganhamos o prêmio de melhor empresa do Paraná nessa questão da qualidade, atingindo 100% dos critérios exigidos.”

O empreendedor diz que agora o negócio está se recuperando dos efeitos da crise causada pela pandemia, mas já faz planos para o futuro próximo. “Queremos terminar este ano pagando as contas e, a partir do ano que vem, vamos pensar em uma nova unidade. Pensamos também em diversificar a área de atuação.”

Instagram: @delreyfoz

Região Norte

Região Nordeste

Região Centro-oeste

Região Sul

Região Sudeste


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora