this is an h1

this is an h2

Pular para o conteúdo principal
Thu Sep 30 15:59:14 BRT 2021
Empreendedorismo | ATITUDE EMPREENDEDORA
Janai criou negócio sustentável com as sobras da fábrica da família

Sua marca, De Família, além de reaproveitar os retalhos de tecido, incentiva a redução do consumo de materiais poluentes como o plástico

· 12/04/2021 · Atualizado em 01/09/2021

Janai Pauluk não tinha do que se queixar, a fábrica de uniformes de sua família em Ponta Grossa (PR) ia bem, o negócio crescendo, tudo correndo dentro da normalidade. Mas um pensamento não saía de sua cabeça: o que poderia fazer para dar um bom uso aos retalhos de tecido que sobravam no dia a dia da produção.

A preocupação com o meio ambiente sempre esteve no seu radar, e ela sabia que poderia desenvolver alguma atividade tanto para aumentar a sustentabilidade do negócio quanto para transformar o desperdício em mais uma fonte de renda. Foi refletindo sobre essas questões que ela teve a ideia de um novo negócio: usar as sobras para confeccionar sacolas e embalagens reaproveitáveis, uma forma de reduzir o uso do plástico.

“Eu pegava esses materiais que não tinham mais utilização da fábrica e dava novo uso para eles, fazendo saquinhos de feira, saquinhos para comprar o hortifrúti do mercado. Aí vi que tinha muita gente que gostava da ideia.”

O que começou sem muita expectativa se transformou em produtos com alta aceitação entre os seus amigos e familiares. E, a partir dessa validação informal das pessoas mais próximas, Janai percebeu que já poderia começar a vender suas embalagens ecológicas.

Satisfeita com a aceitação dos produtos, decidiu começar a vendê-los. E, ao abrir um perfil no Instagram para as vendas online, nasceu oficialmente sua nova empresa, a De Família.eco, com uma linha variada de ecobags, panos de cera, kits para chás, itens de higiene, entre outros produtos sustentáveis.

Mas Janai sabia que não bastava ter bons produtos para oferecer e uma conta no Instagram para que o negócio atingisse o sucesso que ela queria. Era preciso profissionalizar os processos e chegar a uma comunicação assertiva, de acordo com os objetivos de sua marca. Foi buscando apoio e orientação para esses quesitos específicos que a empresária decidiu procurar o Sebrae.

“Eu tinha a dúvida se eu deveria divulgar só produtos, porque, como no Instagram eu fui mostrando a realidade da família, acabava mostrando um pouco da rotina da empresa. Então não sabia se eu continuava assim ou se focava só nos produtos. O Sebrae me auxiliou, dizendo que eu estava no caminho certo, que podia mostrar um pouquinho dos dois, nessa tendência de humanização de marcas.”

E essa demanda específica foi o começo de uma estreita e duradoura parceria estabelecida com o Sebrae, que Janai considera importante para muitas áreas de sua empresa, como comercial e administrativa. Com a experiência conquistada ao longo desse relacionamento, a empresária ganhou ainda mais autoridade sobre empreendedorismo, sendo até convidada a dar cursos e palestras.

"O Sebrae dá segurança nas escolhas, ajuda a focar, orienta se estamos no caminho certo ou não."

Janai diz que a parceria com o Sebrae foi fundamental para o crescimento da empresa, que passou a ter pontos de vendas em outras cidades como Cascavel (PR), Curitiba (PR) e Rio de Janeiro (RJ).

A empresária diz que a empresa continua crescendo, mesmo com a pandemia. A meta agora é aumentar o número de produtos, fazer um E-commerce maior, com mais variedades, e aumentar ainda mais os pontos de venda.

Site: De Família

Facebook: defamilia.eco

Instagram: defamilia.eco

Região Norte

Região Nordeste

Região Centro-oeste

Região Sul

Região Sudeste


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de formar online e gratuita.

Acesse agora