this is an h1

this is an h2

Tue Mar 08 10:08:17 BRT 2022
Empreendedorismo | ATITUDE EMPREENDEDORA
Jonni Guiller criou controlador de velocidade que evita multas

O produto, que contou com apoio do Sebrae para ser desenvolvido, também reduz os acidentes em 65% e economiza até 40% de combustível

· 15/02/2022 · Atualizado em 08/03/2022

"O Sebrae oferece uma visão de mercado que é muito importante. Mostra o que o empreendedor precisa saber, com orientações sobre cada passo do negócio."

Quando terminou o seu doutorado, o matemático, engenheiro nuclear e professor universitário Jonni Guiller começou a desenvolver tecnologias na área de bioenergia no ambiente universitário com seus alunos e orientandos. Nesse percurso, também liderou um grupo de estudantes no desenvolvimento de tecnologias relacionadas ao empreendedorismo social.

Após vencer um campeonato de tecnologia, um desses projetos universitários passou a contar com investimentos da prefeitura de Angra dos Reis (RJ). A vitória e a conquista do investidor fizeram Jonni perceber que poderia levar adiante um projeto seu, evoluindo para um negócio.

Foi então que, em parceria com dois alunos, um orientando de doutorado e outro de iniciação científica, começou a desenvolver, em março de 2020, a Safe Speed System. A ideia partiu de um dos sócios que havia perdido carteira de habilitação após diversas multas por excesso de velocidade. A partir dessa dor, começaram a desenvolver a startup, que buscou resolver o problema desenvolvendo dispositivos controladores de velocidade.

"É um redutor automático de velocidade, 100% brasileiro. Todas as outras tecnologias que existiam antes da nossa demandavam decisão do motorista. A nossa é automática, funciona com um dispositivo eletrônico e um aplicativo conectado por bluetooth, com interface simples. Reconhece o caminho por meio de um sistema de dados e sabe onde estão os radares, por exemplo."

Além de acabar com o risco de ser multado por excesso de velocidade, o empresário explica que o produto ainda reduz o número de acidentes em 65% e garante uma economia de pneus, pastilhas de freio e até 40% de combustível. Por isso, segundo ele, o produto se paga com o tempo de uso.

Jonni destaca que o Sebrae teve uma participação fundamental no desenvolvimento do negócio. Por meio da parceria estabelecida, ele participou da Startup Win, onde a empresa foi considerada um case de sucesso. Ele também apontou a participação no Rio Innovation Week como uma oportunidade muito importante para alavancar o negócio.

"O Sebrae ajudou muito a gente a ter entrada em eventos, além de trazer um amadurecimento para a empresa nos aspectos de gestão. Com as mentorias, tivemos muitos insights e aprimoramos nosso produto."

De acordo com o empreendedor, o networking realizado por meio do Sebrae também foi muito benéfico, pois abriu diversas portas. "Uma empresa pode ser muito boa, mas precisa se aproximar de bons parceiros. O Sebrae nos deu muitas oportunidades, é um excelente parceiro. Eles fizeram um trabalho muito bem feito com a gente."

Agora a empresa está em negociação de investimentos para conseguir uma produção em escala e disponibilizar o produto no mercado. Desde que abriram a rodada de investimentos em dezembro de 2021, já receberam algumas propostas e já negociaram a venda do controlador de velocidade para entes governamentais, como a prefeitura de Angra dos Reis. Também há conversas com o governo inglês, com a possibilidade de levar o produto para a Europa, onde já é discutida a obrigatoriedade de redutores de velocidade nos veículos.

Site: Safe Speed System

Instagram: @sspeedsystem

Região Norte

Região Nordeste

Região Centro-oeste

Região Sul

Região Sudeste


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora