this is an h1

this is an h2

Wed Nov 17 15:52:26 BRT 2021
Empreendedorismo | ATITUDE EMPREENDEDORA
Kairós criou marca de cosméticos sustentáveis e artesanais

A Ekilibre Amazônia cresceu 80% com a produção de cosméticos e itens de higiene pessoal naturais, orgânicos e veganos.

· 17/11/2021 · Atualizado em 17/11/2021



Era 2006 quando Kairós Kanavarro, advogado paulista, desistiu da turbulência da cidade grande para embarcar em uma expedição turística e de autoconhecimento. O que deveria durar apenas dois meses acabou estendendo-se por cinco anos.


Ao longo dessa jornada, ele conheceu mais de dez países da América Latina até desembarcar em Alter do Chão, distrito do município de Santarém, no Pará. Somando intuição e experiência, Kanavarro teve a ideia de empreender, e foi aí que nasceu a Ekilibre Amazônia. 

Prezando por equilíbrio e liberdade, a marca de cosméticos e produtos de higiene pessoal fabrica, artesanalmente, mais de 28 produtos a partir de frutos, raízes e ervas amazônicas conhecidas há gerações pelos ribeirinhos e indígenas da região.

As matérias-primas são obtidas de maneira sustentável, em cooperativas que operam na bacia amazônica e comunidades ribeirinhas e indígenas, beneficiando cerca de 40 famílias. 

Inaugurada em 2011, a empresa destaca-se a nível internacional por criar cremes faciais, séruns, desodorantes sem alumínio e protetores solares totalmente livres de sintéticos e conservantes. Todos os itens são veganos e oferecem não só bem-estar, saúde e beleza, mas estimulam os cuidados com o meio ambiente.

De olho em um futuro melhor e mais bonito para todo o mundo, a Ekilibre adota práticas sustentáveis de uso consciente da água e reflorestamento, enquanto os cosméticos são disponibilizados em embalagens de vidro ou plástico reciclado.

E onde o Sebrae entra nessa história que já nasceu com tudo para dar certo? Bem no início, conta Zezé Freitas, mãe e sócia de Kairós. “Não tínhamos noção de como empreender, buscamos orientação e cursos com o Sebrae.” 



Para adquirir habilidades em gestão e finanças, Kanavarro frequentou o Sebrae em São Paulo e no Pará, onde pôde contar com consultorias e cursos de precificação, marketing, franqueamento, e-commerce e exportação. Além disso, Kairós participou do Empretec — o principal programa de formação de empreendedores do mundo, criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) e aplicado pelo Sebrae. 

Desde que o Sebrae entrou na jornada da marca, Zezé estima que o crescimento anual gira em torno de 80%. O índice impressiona, mas não é só isso que motiva Kairós. Para ele, a empresa crescer significa que a economia local é positivamente impactada. Atualmente, o empreendimento conta com 12 colaboradores, mas também gera empregos indiretos. 

Zezé Freitas adianta os planos para 2022: “Vamos fortalecer a Loja Conceito em Alter do Chão e as franquias”, ampliando o alcance da Ekilibre Amazônia em todo o Brasil.


Site oficial

Instagram

Região Norte

Região Nordeste

Região Centro-oeste

Região Sul

Região Sudeste


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora