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Tue Feb 15 11:27:17 BRT 2022
Empreendedorismo | ATITUDE EMPREENDEDORA
Lanchonete tradicional investe em inovação e vira referência na região

David e a família, com a ajuda do Sebrae, modernizaram a gestão do negócio, posicionaram a empresa no mercado e conquistaram uma nova geração de clientes

· 15/02/2022 · Atualizado em 15/02/2022

“O Empretec foi um divisor de águas na minha vida, pois foi quando me descobri empreendedor.”

A história da Marrocos Lanches teve início há mais de 40 anos, com um trailer em Presidente Prudente, São Paulo. Reconhecido, antes, por sua tradição, agora é visto como um negócio inovador. A mudança começou quando David Jean, filho dos proprietários, fez um curso do Sebrae que despertou suas habilidades empreendedoras e o incentivou a reestruturar todo o negócio.

O primeiro contato de David com a lanchonete foi em 2005, quando ajudava com tarefas pontuais. Na época, não gostava muito da ideia de faltar às festas dos amigos para ajudar os pais. Hoje, com 27 anos, reconhece como a experiência contribuiu positivamente. “Sei, hoje, que não perdi nada, somente ganhei com a experiência. A educação dos meus pais e os ensinos sobre valores foram o que me tornaram uma pessoa mais responsável e madura.”

Encarregado da gestão do negócio há 5 anos, a trajetória de David até o cargo alimentou muitos questionamentos internos. No início de 2016, quando estava na reta final da faculdade em Administração, dúvidas sobre o futuro surgiram. Foi então que ele decidiu encontrar um curso que ajudasse a descobrir seu propósito.

O Empretec, programa do Sebrae com foco na formação de empreendedores, foi o escolhido. Durante a capacitação, David conta que se descobriu um empreendedor e percebeu que o seu propósito no momento era ajudar seus pais na profissionalização da empresa, pois tinham o desejo de vendê-la. Dessa forma, ele poderia organizá-la e conseguir um valor maior na venda.

Foi então que, em janeiro de 2017, David assumiu o cargo de gerência e começou a aplicar as lições aprendidas com o curso. O primeiro passo foi solucionar os problemas internos, como as brigas, ausências e falta de união dos colaboradores. Para isso, contou com o apoio do Sebrae na criação de um regimento interno.

Já em 2018, colhendo os frutos das melhorias, o tradicional trailer se transformou em uma lanchonete com espaço físico e maior. A mudança de ares impulsionou também mudanças estratégicas. Sempre em busca de conhecimento, David participou de outras consultorias oferecidas pelo Sebrae nas áreas de gestão de pessoas, marketing e finanças. 

O aprendizado culminou em um rebranding da marca, com a modernização do negócio, personalização dos produtos, expansão do raio de atendimento do delivery e criação de um espaço infantil no formato de trailer, onde as crianças poderiam se divertir e interagir com os pais criando lanches de brincadeira.

Na pandemia, a lanchonete não parou. Procurando uma solução para o fechamento do atendimento presencial, criaram um drive thru no salão. “Nesse momento, tivemos que ser criativos. Criamos lanches novos e personalizados para gerar interesse, mas também foi uma oportunidade de desenvolver o lado social do negócio. Não demitimos ninguém durante a pandemia e começamos a criar campanhas para apoiar ONGs”, contou David.

O gestor revela ainda o papel do Sebrae na evolução do negócio por meio da introdução de novos processos, meios de controle e registro de dados importantes para as tomadas de decisão. Houve melhorias nas contratações também, que foram aperfeiçoadas e se tornaram mais assertivas, de acordo com os valores da empresa.

“O Sebrae nos trouxe um inconformismo, uma vontade de sempre inovar e buscar novidades. Entendemos, agora, que inovação não é inventar a roda, mas criar um novo produto, fazer um processo de forma mais rápida, investir em um equipamento melhor.”

Hoje, a Marrocos Lanches conta com 12 colaboradores, todos registrados, clientes fidelizados, posicionamento forte no mercado e vendas superando o período pré-pandemia. Para o futuro, eles planejam reformar e ampliar a cozinha, com o objetivo de aumentar a capacidade produtiva. 

Com os negócios indo bem, David decidiu usar a sua exepriência e investir em um projeto pessoal: tornar-se consultor e ajudar pequenos empreendedores. Com foco em soluções digitais, ele atualmente dá dicas práticas de como encarar os desafios que surgem no dia a dia das empresas para os donos de pequenos negócios.

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