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Mon May 23 19:07:55 BRT 2022
Empreendedorismo | ATITUDE EMPREENDEDORA
Marcelo e Ana criaram marca de brinquedos que vem crescendo a cada ano

O empresário diz que a contribuição do Sebrae para uma melhor precificação dos produtos foi fundamental para o crescimento do faturamento da empresa

· 06/05/2022 · Atualizado em 23/05/2022

“Empreender não é tarefa fácil, e a maioria das pessoas se guia pela experiência do dia a dia. O Sebrae é conhecimento e consegue acelerar esse processo de aprendizagem, e o empreendedor erra muito menos.”

Casado com a química Ana Paula Centurião, o engenheiro mecânico Marcelo Centurião trabalhava em sua área na cidade de Jaraguá do Sul (SC) até que um importante acontecimento mudou sua vida: o nascimento de sua filha, em 2015. Quando a bebê completou um ano, o casal começou a procurar brinquedos para presenteá-la, mas não encontrava no Brasil nada do que desejavam. A única alternativa era comprar por meio de sites internacionais.

Como já tinha experiência em fazer projetos, já que essa prática fazia parte do seu trabalho, Marcelo teve a ideia de fazer, ele mesmo, os brinquedos da maneira que ele queria. Já na primeira tentativa, uma casinha de madeira, ele ficou satisfeito com o resultado e mostrou aos amigos, que demonstraram interesse em também presentear seus filhos com as peças.

Em seguida, criou, também em madeira, outro brinquedo que interessou bastante os amigos: uma torre de aprendizagem. Trata-se de uma estrutura que deixa a criança na mesma altura de balcões, pias ou outras bancadas e permite que ela veja, na altura de seus olhos, tudo o que os adultos veem. Assim, as atividades do dia a dia ficam mais divertidas para a criança, dando a ela mais autonomia.

Com o sucesso das primeiras peças, Marcelo diz que enxergou, na fabricação dos brinquedos, uma oportunidade de negócio. Decidiu, então, abrir sua empresa, a BêBrinquê.

“Nasceu oficialmente como MEI [Microempreendedor Individual] em 2016. Logo no início fiz alguns cursos no Sebrae da nossa cidade, que procuramos para tirar algumas dúvidas sobre questões burocráticas, como emitir nota fiscal, contratar funcionários etc.”

A partir daí, o relacionamento com o Sebrae foi se consolidando, e Marcelo destaca o curso de precificação, que contribuiu para o crescimento da marca. Mas o empreendedor ressalta que o programa mais importante para o seu negócio foi o de Gestão Avançada, que ele iniciou em 2021, representando um salto de profissionalização da empresa.

“Temos a tendência de fazer sem planejar, e foi assim que a empresa nasceu. Não sabíamos se estávamos no rumo certo, e o Sebrae deu as ferramentas para sermos realmente uma empresa: desde o marketing até a administração. Foi realmente um salto de uma empresa amadora para uma gestão profissional.”

Os resultados positivos são claros. O empresário estima que o faturamento da BêBrinquê cresceu 20 vezes.

“Nos primeiros três anos, conseguimos pagar as contas. Nos últimos dois anos, tivemos esse crescimento expressivo, e o Sebrae tem uma contribuição nisso, porque, com seu auxílio, conseguimos adequar os preços para vender mais. Antes, não entendíamos por que não vendíamos. Aí vimos que tínhamos margem para sermos mais competitivos, cobrando menos por alguns produtos e mais por outros, pois tínhamos de melhorar a margem de lucro.”

Hoje, a marca tem uma linha de cerca de 20 produtos, como torre de aprendizagem, gangorra, domo de escalada, entre outros, que são vendidos para o Brasil inteiro pela internet. Marcelo diz que, neste momento, a empresa trabalha em um planejamento junto com o Sebrae, e os próximos passos serão abrir uma loja física e começar a exportar os produtos.

“Nos próximos 50 anos, espero que a empresa esteja viva, com mais funcionários, e eu aposentado. Teria muito orgulho se minha filha seguisse com o negócio e tocasse esse legado.Ter a empresa viva e saudável seria excelente, pois largamos tudo para nos dedicarmos a ela.”

Site: BêBrinquê

Instagram: @bebrinque

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