this is an h1

this is an h2

Pular para o conteúdo principal
Wed Oct 06 13:01:43 BRT 2021
Empreendedorismo | ATITUDE EMPREENDEDORA
Marcelo empreendeu levando a paixão pela música a milhares de alunos

O empreendedor realizou o sonho de ser um músico reconhecido e ter uma das maiores e mais respeitadas escolas de música de Brasília

· 25/06/2021 · Atualizado em 06/10/2021

Ao aprender e começar a tocar guitarra aos 11 anos de idade em Brasília (DF), Marcelo Barbosa se apaixonou de tal forma pela música que sabia que aquilo seria o que gostaria de fazer da sua vida. Quanto mais tocava, mais tinha certeza de que aquele era seu caminho.

Mas ele não encontrava em casa o mesmo entusiasmo e o apoio de que precisava para seguir em frente e realizar o sonho de fazer carreira na música. A forma que ele encontrou de manter o seu sustento sem abrir mão de tocar foi dar aulas de guitarra.

A primeira experiência foi logo em uma renomada escola de música da capital. Porém, como Marcelo pensava grande em tudo que se propunha a fazer, logo quis um lugar só seu, ele queria ter a própria escola. O começo foi simples, apenas uma sala onde ensinava os seus alunos, conciliando as aulas com os ensaios e apresentações com uma banda da cidade muito conhecida na época. Quanto mais era reconhecido como músico, mais aumentava a demanda pelas suas aulas, e ele só pensava em aproveitar todas as oportunidades para o negócio crescer.

“Apesar de ser só uma sala, eu já chamava de GTR, já via como uma escola, um embrião de algo maior. Dava aulas duas vezes por semana. Então, formatei um método e recrutei alunos avançados para dar aulas. Começou com dois professores e muito rapidamente já tínhamos 80 alunos. Depois, fomos para um espaço maior, com três salas e mais professores. Também passamos a oferecer aula de canto. Chegamos a 160 alunos.”

Funcionando nesse mesmo local, o negócio foi crescendo, ao mesmo tempo em que Marcelo seguia com sua carreira de músico e professor. Até que chegou o momento de dar um passo à frente: formalizar o negócio e mudar para um espaço maior. Após a conclusão desses dois processos, Marcelo inaugurou oficialmente, em 2001, o GTR Instituto de Música. Então, os alunos passaram a contar com oito salas de aula, que logo aumentaram para 13.

O negócio parecia estar em sua melhor fase, mas um fato decisivo, que potencializaria o tamanho e a importância da escola de música, ainda estava prestes a acontecer por acaso. Durante um atendimento a um rapaz, o jovem lhe perguntou se ele já havia feito algum curso no Sebrae. Diante da negativa, o rapaz simplesmente respondeu: “Faça o Empretec!”

"Decidi confiar nele, entrei na internet e me matriculei na próxima turma. Aí que eu fui entender o que é empreender. Eu não sabia nem o que era um plano de negócio, foi um choque de informação em poucos dias. Muito inspirador, fiquei animado.”

A experiência foi tão interessante e inspiradora que o empresário incentivou toda a sua equipe a fazer cursos online no Sebrae. Ele mesmo se capacitou nas mais diversas áreas, como gestão financeira e vendas, além de contar com uma consultoria em inovação. Após essa imersão no empreendedorismo, Marcelo diz que o resultado foi muito significativo.

“Melhorou muito na questão do planejamento que eu comecei a fazer, antes eu vivia um dia de cada vez. Depois dessa experiência, passei a ter tudo mapeado, criei manuais da maioria dos nossos procedimentos. Isso me ajuda muito a conseguir conciliar o negócio com minha carreira artística.”

Hoje, Marcelo toca há seis anos na banda Angra, reconhecida internacionalmente e uma das mais respeitadas e famosas do heavy metal no Brasil. Sua escola de música já tem duas unidades e, até a chegada da pandemia, já eram cerca de mil alunos matriculados.

E, com o uso das novas mídias e ferramentas online, esse número pode crescer ainda mais. Marcelo sabe que sua música pode transformar a vida de muitas outras pessoas que sonham como ele, que sonhou em ser um músico reconhecido, ou mesmo aqueles que apenas encontram a satisfação de tocar um instrumento e se expressar por meio da música.

Por isso, nem a pandemia abalou seu entusiasmo e paixão pelo que faz. Como já contava com uma estrutura digital, não demorou para migrar as aulas para o ambiente online e assim conseguiu manter os alunos. O próximo passo é concluir a formatação de um modelo de franquia. Ele ainda é um homem que sonha alto e já vislumbra uma unidade em cada capital do Brasil.

“Quando você junta sua veia empreendedora com os conhecimentos que o Sebrae oferece, evita erros, encurta caminhos e encontra soluções baseadas na experiência. Sempre indico para todos que pretendem empreender. O Sebrae faz um trabalho muito transformador.”

Instagram: gtrbrasilia

Site: gtrbrasilia.com.br

Região Norte

Região Nordeste

Região Centro-oeste

Região Sul 

Região Sudeste


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de formar online e gratuita.

Acesse agora